domingo, 14 de junho de 2009

Fred Dantas: O Maestro "Pregador"

Maestro Fred Dantas
  • Poucos estudiosos na história da música brasileira preocuparam-se tanto com a causa da banda de música brasileira como instituição de ensino-aprendizagem musical e gurdiã dos valores musicais do povo brasileiro, como o maestro etinomusicologo e mestre de bandas Fred Dantas de Salvador - Ba.

O trabalho de Fred Dantas em defesa da tradicional banda de música brasileira começou a tomar forma em 1982 quando o mesmo ainda estudante da UFBA, criou como um grupo de estudos a Oficina de Frevos e Dobrados. Aos pouco o que parecia um ideal foi tornando-se realidade. A Oficina foi ganhando estrutura e se transformou em uma banda filarmônica.

Desde o sugimento da Oficina de Frevos e Dobrados até hoje, o maestro Fred Dantas já desenvolveu diversas ações na Bahia, visando o fortalecimento das bandas de música do interior, incluindo gravações de discos, videoclipes, resgate de obras e compositores, reestruturação de bandas centenárias e organização de encontros regionais.

  • O resultado disto foi o fortalecimento das bandas tradicionais no estado da Bahia e com isso, a organização de novas bandas, como a Lira de Maracangalha. Com o fortalecimento das sociedades filarmônicas, torna-se parte constante da imagem dos cortejos as campânulas brilhantes das tubas sobressaindo por sobre a multidão, e a presença de organizações musicais centenária nos encontros de bandas.

SURGE O MAESTRO "PREGADOR"

Depois de anos pesquisando a música das bandas, resgatando compositores e fazendo a recuperação de peças importantes, transformando papéis antigos e inelegíveis em partituras que possam ser utilizadas por alunos, Fred Dantas dar mais um passo no fortalecimento das bandas de músicas em nosso país. Agora o mestre Fred prega sobre a importancia da formação de novos mestres de bandas que estejam aptos a defender a valorização da banda de música brasileira.
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA MESTRES E LIDERES DE BANDAS
Este curso foi criado visando fortalecer o componente ideologico da banda de música, formando novos regentes que pensem como verdadeiros mestres de bandas, proliferando assim essa especialidade que tem uma profunda relação com a banda de música.
  • Segundo o maestro Fred Dantas o objetivo deste curso é oferecer capacitação nas áreas de composição, regência, história e teoria musical para mestres, contramestres e músicos-líderes das bandas, injetando ânimo e vitalidade no mundo das filarmônicas. Muitos destes alunos, depois de concluído o curso, serão mobilizados para localidades onde a tradição musical esta deficiente e esquecida.
Não tenho duvidas que os alunos capacitados neste curso organizado pelo maestro "pregador" Fred Dantas, estarão aptos a defender a valorização da banda de música brasileira dentro de sua verdadeira filosofia.
  • O video a seguir é uma conferência do Maestro Fred Dantas no ano de 2007 na cidade de Teresina-Pi durante a realização do XV Festival de Bandas de Teresina, e fala aos mestres de bandas presentes no festival sobre a situação atual das bandas no Brasil.

O vidéo a seguir evidencia o Projeto da Escola de Música da UFBA que presta uma homenagem ao Maestro Fred Dantas.

2 comentários:

  1. Muito bacana o escopo do blog. Fiquei muito feliz ao, vasculhando a net, encontrar uma pequeno resumo do trabalho de mestre Fred Dantas. Tive o prazer de ser aluno desse notável regente, extrovertido, alegre e, acima de tudo, apaixonado pelo que faz. Os conhecimentos musicais passados e explanados a seus alunos se misturam a noções éticas, sociais e morais, características da sociedade filarmônica e capazes de tornar um mundo melhor, se semeada de gorma geometricamente proporcional. Parabéns a Rocha Sousa por essa publicação digital. Parabéns a mestre Fred pelo músico e pessoa que ele é.

    ResponderExcluir
  2. O maestro Fred Dantas tem sido importantissimo para o atual movimento de bandas brasileiro, principalmente neste momento em que vivemos em meio de uma crise de identidade cultural onde o valores das culturas locais são desprezados em detrimento da cultura de massa importada. No caso especifico das bandas, onde o modelo de banda americano defendido por muitos conterranêos tem invadido o nosso país, Fred Dantas escolheu o lado da tradicional banda de música brasileira para defendê-la, enaltecendo seus valores e criando projetos que viabilize sua sobrevivência dentro de uma nova realidade social brasileira.

    ResponderExcluir