terça-feira, 21 de julho de 2009

Mestre Abdoral e a Praça Pedro II


Mestre Abdoral
  • Muitos dos que passam pela praça Pedro II, centro de Teresina e ver aquele senhor e seu trompete em uma banca de Cds, comercializando suas produções independente, e as vezes apresentando se ao trompete não sabem que se trata do mestre Abdoral, um dos mais antigos músicos de Teresina.
A Primeira vez que o mestre Abdoral tocou na praça Pedro II, foi lá pelos ido de 1940 quando o mesmo ainda tocava na Banda da PMPI. De lá pra cá muitas orquestras e muitos lugares fizeram parte da história de sua vida, mas um local permanece até hoje. A Praça Pedro II no Centro de Teresina.
Desde do inicio da década de 90 mestre Abdoral passa ali na p2 os turnos das manhãs de segunda a sexta, propocionando aos frequentadores desse espaço público um apresentação com muita sensibilidade ao som de seu trompete companheiro inseparavél.
  • Mestre Abdoral é acima de tudo um apaixonado pela praça e por sua arte. Ele confessa que não saberia viver sem ambos, talvez por isto ainda continua vivo.
Mestre Abdoral já faz parte do aspecto colorido peculiar do ambiente da praça onde outros à utilizam para trabalhar.
  • Mestre Abdoral, um músico cheio de recordações em uma praça cheia de histórias, que precisamos resgatar.
NOTA:
Abdoral de Carvalho Amorim, nasceu em Simplicio Mendes (Pi) em fevereiro de 1929, começou a atuar como músico trompetista profissional na Banda de Música da Policia Militar do Piauí em 1947 na cidade de Teresina, além de atuar também em orquestras de salão animando festas em clubes sociais tradicionais em toda região do meio norte brasileiro.

Em 1950 deixa a banda da Policia Militar e passa atuar em várias orquestras de rádios em Campina Grande (PB), Recife (PE), Fortaleza (CE). Em 1955 de volta a Teresina (PI), é contratado para trabalhar na Rádio Difusoura de Teresina tocando no "Regional da Difusoura", conjunto que animava os programas de auditório da emissora.
Tempos depois, mais precisamente na segunda metade da década de 60, mestre Abdoral passa a atuar como empresario de seu proprio conjunto e novamente seu trabalho ganha destaque tornado seu grupo por muito tempo um dos mais requisitados da região.

  • Vidéo sobre os 35 anos de inauguração da Tv Clube de Teresina onde o mestre Abdoral é destacado como um dos personagem desta história.


Um comentário:

  1. Sou irmã de Abdoral. Ele faleceu ontem, 1º de julho de 2012. Teve enfarto e duas paradas cardíacas. Missa de 7º dia, no próximo sábado (7) às 17 horas, na igreja de N.S. das Dores. Saudade eterna. Rita de Cássia Amorim Andrade (escritora).

    ResponderExcluir