quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mestre Pigoreiro: Memória Musical

  • FRANCISCO ANGELO DA SILVAnasceu em 08/12/1924 e faleceu em 18/08/2004. Mestre Pigoreiro como era mais conhecido no meio musical nasceu na cidade de Esperantina-Pi. Músico trompetista de grande qualidade técnica, compositor, arranjador e copista muito respeitado e requisitado na região. Inicio sua carreira musical ainda jovem-adolescente na banda de música municipal da cidade de Esperantina-Pi.

Na década de 40 ao atingir a maioridade iniciou sua carreira como músico militar na banda de música da PMPI onde, no serviço ativo da corporação atuou como músico trompetista, arquivista e compositor. Como músico militar, também foi destinado a atuar como mestre de banda formando varias bandas de músicas municipais nas cidades de José de Freitas-Pi, Valença-Pi, deixando vários músicos formados nestas cidades, além de um grande acervo de músicas de sua autoria nos mais variados gêneros que compõem o repertório até hoje de muitas destas bandas.

Ao encerrar sua carreira militar na década de 70, mais precisamente por volta de 1975 continuou sua vida profissional como mestre de diversas bandas na cidade de Teresina e em municípios vizinhos. Entre estas bandas citamos a banda de música estudantil da escola pública estadual Álvaro Ferreira localizada no bairro Piçarra (Teresina-Pi), dentro do projeto pioneiro na formação de bandas nas escolas pública estaduais piauiense.

Na banda de música estudantil da escola pública estadual Álvaro Ferreira, vários jovens que estudavam a época naquela instituição de ensino, tiveram a oportunidade de fazer seu primeiro contato com a música através de seus ensinamentos e tornaram-se músicos profissionais. Dentre os músicos que ali estudaram e hoje são profissionais, podemos citar o trombonista Guimarães, o bombardinista Reginaldo e o hoje maestro, compositor, arranjador e regente da Orquestra Sinfônica de Teresina, Raimundo Aurélio Melo que na época estudava trombone.

  • O mestre Pigoreiro além de mestre de banda também era reconhecido como um excelente copista e atuava profissionalmente tendo feito trabalho para várias bandas e compositores brasileiros. Ele assinava as suas partituras como Francisco Angêlo da Silva.

O mestre Pigoreiro teve como um de seus ultimos trabalhos a maestria da banda municipal da cidade de Caxias - Ma, onde atuou até meados da década de 90. Como compositor, a qualidade de suas obras também contribuem para o respeito que temos de sua memoria.

OBRAS ENCONTRADAS NO ARQUIVO DA BANDA PMPI:

Dobrados:

  • Uma Relíquia (06/06/1967) Originais
  • Maria do Socorro Silva (...) Originais
  • Tenente Elizeu (20/04/1967) Originais
  • Tenente Paz (...) Originais
  • Tenente Luiz José dos Santos
  • Tiradentes
  • Sub Tenente Ademir
  • Sargento Aguiar

Obs: Existem outros titulos do mestre Pigoreiro ainda não catalogados no arquivo, como arranjos e composições regionais como: Frevos, Baiões, Marchas Religiosas, Dentre Outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário