domingo, 6 de junho de 2010

O Estouro de Algodões

  • Há exatamente um ano atrás compus um dobrado que eu mesmo intitulei: “O Estouro de Algodões”, mas poderia chamar-se também dobrado "27 de Maio". Resolvi escrever esta peça musical, para registrar minha indignação pelo rompimento da barragem do açude Algodões provocando uma calamidade que dizimou uma parte das populações interioranas dos municípios de Cocal da Estação e Buriti dos Lopes aqui no estado do Piauí.
A história da música nos mostra que independente de estilos, os compositores sempre se valeram dos fatos históricos para escreverem obras musicais e no caso das bandas de música os mestres compositores desta formação sempre escreveram suas obras mais caracteristicas, "os dobrados", para registrar os momentos felizes e trágicos na vida das cidades. Em nosso caso, como compositor e mestre de banda piauiense que somos, esse foi um momento lamentavel que resolvemos registrar em uma obra musical, e assim contribuir com uma tradição secular.

Algumas obras do repertório da banda de música brasileira foram escritas com essa finalidade.
  • Dobrado Os Flagelados [Joaquim Pereira de Oliveira – Caiçara-PB], ao escrever esta peça o compositor na época (1932), músico da banda da PMPB, inspirou-se para escrevê-la, nos retirantes da seca, que se postavam defronte ao prédio dos Correios e Telégrafos. Tal composição, produzida em poucas horas de trabalho, é na verdade um grito de dor e revolta do compositor, indignado com a fome e a miséria que presenciava todos os dias ao se dirigir para o expediente no quartel da Policia Militar.
  • Dobrado Bombardeio da Bahia [Antonino Manoel do Espírito Santo - BA] registra o episódio de 1912. em que os desentendimentos entre o governo federal, ao tempo do presidente Hermes da Fonseca com o governador J.J. Seabra culminam com o bombardeio da cidade de Salvador a partir do forte do Barbalho e de navios ao lago. Pode ser considerada música descritiva, no momento em que inclui os canhões e a metralha na percussão, alem de toques originais de corneta.

Voltando a calamidade provocada pelo estouro da barragem algodões, infelizmente um ano depois da tragédia o que se percebe é que muito ainda falta ser feito por parte das autoridades responsáveis em prol das vitimas deste lamentável acidente que provocou muitas baixas nas famílias que ali moravam e ainda esperam por ajuda.

  • Video-documentários e reportagem de tv sobre a tragédia de Algodões.

  • Rompimento da Barragem Algodões, no Piauí, cria "tsunami" de quase 10 metros, devasta povoados, causa várias mortes e deixa um rastro de destruição em duas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário