quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Concertos Pelo Sertão

  • O Projeto Concertos Pelo Sertão levou a Orquestra Sinfônica de Teresina (OST) para uma série de apresentações didáticas, seguidas de debates, em nove cidades do semiárido nordestino, envolvendo os estados do Piauí (Valença, Picos e São Raimundo Nonato), Ceará (Crato e Juazeiro do Norte), Bahia (Juazeiro da Bahia e Remanso) e Pernambuco (Salgueiro e Petrolina). Todas as apresentações foram gravadas em vídeo e fotografadas para a produção de documentário e a edição de um livro, como contribuição à memória do projeto.
A Orquestra Sinfônica de Teresina, composta por cerca de 70 músicos e musicistas (na maioria, jovens estudantes), funciona como uma grande oficina do aprendizado musical, desenvolvendo habilidades artísticas, descobrindo talentos, gerando emprego e renda e contribuindo com o desenvolvimento cultural, especialmente em Teresina, a capital do Piauí.

O projeto foi idealizado pelo músico, compositor e produtor piauiense Gilvan Santos (estudante de políticas públicas), com o objetivo de levar concertos sinfônicos para cidades do interior da região Nordeste, como já foi dito anteriormente. Tal pleito, apresentado para concorrer a um edital da Petrobras,teve, após aprovação, a programação executada no período de 12 a 20 de novembro de 2010.
  • O projeto Concertos Pelo Sertão, realizado pela Orquestra Sinfônica de Teresina, foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural 2008/2009, na Linha Produção e Difusão em Música, e categoria Circulação de concertos de Música Brasileira.
A ideia de implementar um projeto sobre a Orquestra Sinfônica de Teresina surgiu a partir de conversas entre o maestro Aurélio Melo e Gilvan Santos, no sentido de abrir caminhos para novas apresentações, e ganhou notoriedade quando Gilvan, admirador do trabalho desenvolvido pela orquestra, assistiu ao concerto realizado na Igreja de Nossa Senhora das Dores (Catedral de Teresina), na praça Saraiva.

  • A abertura do edital da Petrobras propiciou a que Gilvan Santos pudesse pleitear financiamento para a formalização de um circuito de execução de música erudita. Considerando o roteiro antes referido, das cidades inseridas no semiárido nordestino, daí o título "Concertos pelo Sertão".
Esse roteiro foi pensado a partir de dois pontos distintos, que poderiam se tocar: a necessidade de ampliar o espaço de conhecimento do trabalho realizado pela orquestra e a carência de contato do sertanejo com a música sinfônica,ausente das programações das emissoras de rádio e, distante, assim, da experiência popular.
  • Concertos pelo Sertão aconteceu de 12 a 20 de novembro de 2010, com realização, pela Orquestra Sinfônica de Teresina, de uma série de apresentações didáticas, seguidas de debates, em nove cidades do semi-árido nordestino, abarcando quatro estados:

Concertos Executados:
12 de novembro de 2010, às 20 horas
Valença – PI. Igreja Nossa Senhora do O. e Conceição
13 de novembro de 2010, às 20 horas
Picos – PI. Catedral Nossa Senhora dos Remédios.

14 de novembro de 2010, às 20:30 horas.
Juazeiro do Norte – CE. Basílica de Nossa Senhora das Dores

15 de novembro de 2010, às 20 horas
Crato – CE. Igreja Matriz

16 de novembro de 2010, às 20:30 horas
Salgueiro – PE. Igreja Matriz

17 de novembro de 2010, às 20 horas.
Petrolina – PE. Concha Acústica.

18 de novembro de 2010, às 20 horas.
Juazeiro – BA. Catedral de

19 de novembro de 2010, às 20 horas.
Remanso – BA. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.

20 de novembro de 2010, às 20 horas.
São Raimundo Nonato – PI. Igreja Matriz

  • Documentário: Concertos Pelo Sertão  
  • Texto e Informações: Abiel Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário