domingo, 12 de junho de 2011

Maestro Cyro Pereira Morre aos 81 Anos

  • A música brasileira perde o maestro Cyro Pereira um de seus maiores expoentes. Não importa se aos 81, 91 ou 101 anos, a ausência de Cyro Pereira deixa uma grande lacuna na história da nossa música popular. Adeus, com pesar, Mestre.
Morreu em 09/06/2011, aos 81 anos em São Paulo - Sp, o maestro Cyro Pereira, vítima de câncer. O corpo do maestro foi velado no Salão de Atos do Memorial da América Latina, e o corpo do maestro foi cremado em cerimônia fechada aos familiares e amigos.


Gaúcho de Rio Grande (RS), Pereira foi um importante arranjador da MPB. Ele se destacou nos festivais da Record, dos quais foi diretor da orquestra, nos anos 1960. Permaneceu na emissora por 24 anos, atuando em programas como "O Fino da Bossa", com Elis Regina e Jair Rodrigues. O mestro foi um dos criadores da Orquestra Jazz Sinfônica, que mistura elementos populares à música clássica. Também foi professor de orquestração na Unicamp entre 1989 e 1999.


Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios como o Roquete Pinto e o Carlos Gomes, e ganhou uma homenagem em forma de CD, com a gravação de "Cyro Pereira - 50 anos de música" pela Orquestra Jazz Sinfônica em 1997. A trajetória do maestro está registrada na biografia "Cyro Pereira, Maestro", do jornalista Irineu Franco Perpétuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário