terça-feira, 6 de setembro de 2011

Orquestra Theresina Jazz Band

Orquestra Theresina Jazz Band
  • A Theresina Jazz Band é uma orquestra big-band que foi formada em 2000, por inciativa do trompetista, pianista, compositor e arranjador - maestro Fábio Mesquita. Ao ser criada, sua primeira formação foi integrada por vários músicos que sempre estiveram muito próximos ao maestro Mesquita e que também ansiavam em participar de uma Big band. A Therezina Jazz Band nasceu com a vocação para expressar em suas interpretações, a verdadeira essencia da linguagem musical das big bands tradicionais.

Do universo dos compositores da música popular universal para dançar, selecionou peças de alguns dos mais notáveis - Perez Prado, Ray Conniff, Frank Sinatra, Glenn Miller, entre outros. Juntou a esse repertório canções mais atuais e, brilhantemente, arranjou-as para a formação de big-band. Embora conte com excelente solistas, valorizou mais o conjunto do que a individualidade.


A Therezina Jazz Band iniciou suas atividades há 10 anos na cidade de Teresina e já começou tocando em festivais como o "Artes de Março" no Teresina Shoping e o Festival de Inverno da cidade de Pedro II, templo musical por onde tem passado a nata dos intrumentistas brasileiro. Nese periodo também apresentou-se em vários outros eventos e festas particulares realizada nos estados do Piauí, Maranhão e Ceará. 

Maestro Fábio Mesquita

Mesquita iniciou seus estudos musicais muito jovem no inicio dos anos 90 em Maranguape-Ce, sua cidade natal. Aos 12 anos já tocava trompete na banda municipal da cidade. Participou de outras bandas na cidade de Fortaleza  como a do colegio PIAMARTA e estudou trompete no conservatório Alberto Neponuceno na mesma cidade. Tem licenciatura em música pela UECE e especialização em regência pela UEL. Iniciou sua carreira profissional muito cedo gravando em em estudios e tocando em bailes como músico tecladista nas bandas de forró da região. Aos 17 anos radicou-se na cidade de Teresina onde, pouco tempo depois, iniciou carreira como músico militar na banda do 25º bc.


  • Maestro Fábio Mesquita, um dos músicos mais respeitados da nossa região não só como multi-instrumentista mas, tambem, como arranjador e compositor.

5 comentários:

  1. Mesquita é um dos poucos importantes músicos brasileiro da atualidade, consciente da luta, e da necessidade de se preservar a cultura das big bands e da música popular instrumental.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil precisa descobrir o talendo de Fabio Mesquita, como regente, arranjador e interprete a frente de qualquer grupo instrumental, seja uma banda ou orquestra sinfonica.

    ResponderExcluir
  3. ACHO QUE NO PIAUI O TALENTO DO FÁBIO É POUCO APROVEITADO, E TODOS NÓS DEVERIAMOS SIM, RECONHECER O SEU TALENTO E TODO SEU EMPENHO PARA ELEVAR O NOME DA MÚSICA PIAUIENSE E NOSSO POVO.

    ResponderExcluir
  4. Estive no Festival do Sabor, em Campo Maior este fim de semana e me assombrei quando vi uma Big Band de Teresina, e nem sabia que existia uma là, acho que o maestro Fábio possui um dom especial á frente daquele grupo musical e nós deveriamos valorizar mais nossos músicos, continue firme Fábio.

    ResponderExcluir
  5. Maestro Rocha,
    Mais uma vez quero parabenizá-lo pelo trabalho incansável na divulgação da música piauiense e, em especial, das nossas Bandas / Orquestras.
    Fico toda orgulhosa pelo sucesso da Orquestra Theresina Jazz.
    Abraços.
    Laura Macedo.

    ResponderExcluir