sábado, 10 de setembro de 2011

Um Gênio Chamado Adolphe Sax


  • Desde que um belga chamado Adolph Sax inventou o saxofone há pouco mais de 150 anos, esse instrumento surpreendeu, devido à sua extrema versatilidade – capaz de sonoridades das mais variadas e envolventes – tornou-se um dos sopros mais importante de jazz.

Adolphe Sax era filho do fabricante de instrumentos musicais Charles Joseph Sax e nasceu em Bruxelas em 1814. Seu pai era um experimentador fanático e gastava toda sua fortuna no aperfeiçoamento dos instrumentos musicais, que o interessavam muito mais do que a sorte de seu único filho.


Já adulto, inventou um clarinete "baixo", que chamou a atenção dos músicos franceses. Mais tarde dedicou-se ao estudo de uma combinação de instrumentos de metal com o clarinete e inventou o saxhorn, o saxtrompa e o saxofone. Com esses instrumentos enriqueceu as orquestras e compositores como Berlioz, Halévy; Meyerber e Auber.

Sax não fez seus inventos... por acaso; era um sábio, que aplicava aos instrumentos as leis de acústica, por ele descobertas. Porém seis êxitos não duraram muito e, em breve, caíram em completo esquecimento tanto o inventor como seus instrumentos. E Adolphe Sax, o artista inventor do saxofone, morreu na mais completa miséria.


  • O saxofone é exibido pela primeira vez na "Paris Industrial Exibicion" em 1944 e  em 1846 foi patenteado incluindo 14 variações: Sopranino em Eb, Sopranino em F, Soprano em Bb, Soprano em C, Alto em Eb, Contralto em F, Tenor em Bb, Tenor em C, Barítono em Eb, Barítono em F, Baixo em Bb, Baixo em C, Contra-baixo em Eb e Contra-baixo em F.

Devido ao seu sucesso, os concorrentes, de olho nos lucros, lançaram uma campanha contra ele. Entre outros golpes, acusaram-no de ter roubado a idéia do saxofone, subornaram músicos para boicotar os seus instrumentos e fizeram com que os compositores deixassem o sax à margem das salas de concerto. Adolphe sobreviveu aos ataques até que, em 1870, sua patente expirou e qualquer um pôde fazer saxofones. Sua fábrica então faliu.

Aos oitenta anos de idade e falido, três compositores se sensibilizaram (Emmanuel Chabrier, Jules Massenet e Camile São-Saens) e solicitaram ao Ministro francês de belas artes que lhe ajudasse. Uma pequena pensão foi dada, a qual lhe garantiu uma ajuda nos seus últimos anos de vida. Antonie Joseph, conhecido como Adolphe Sax, morreu no dia 4 de Fevereiro de 1894 com 80 anos de idade.

  • A vida de Adolhe Sax, inventor de um dos instrumentos mais apreciados por todos que gostam da boa música, é um exemplo típico da indiferença, da falta de gratidão, que acompanha a maior parte dos homens, cujos inventos favorecem todo mundo, menos seus autores.

2 comentários:

  1. Adolpho Sax fechou a era da invenção dos instrumentos acusticos. Depois disso a eletrônica entrou em cena e uma nova revolução aconteceu desde então na campo da invenção dos instrumentos musicais.

    Hoje vivemos o auge desse fascinante mundo digital "quase perfeito". Mas alguem já disse que o perfeito não tem vida... então eu prefiro os bons e velhos acusticos com suas limitações sendo superadas por talentosos músicos.

    Luthier: Mureco {Construções e Consertos Musicais) Barrreiras - Ba

    ResponderExcluir
  2. quais instrumentos ele inventou?

    ResponderExcluir