quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Coral Das Mil Vozes: 16º Ano do Espetáculo

    Maestro Emmanuel Coêlho Maciel

  • Lançado como um desafio o Coral das Mil Vozes realiza, há 16 anos em Teresina, um belíssimo espetáculo natalino no Adro da Igreja São Benedito com o objetivo de promover o resgate do sentimento de Natal, além de fomentar a valorização da música como fonte de educação e agente de inclusão cultural.
O concerto é promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) e Secretaria da Educação e Cultural (Seduc), estando sob a coordenação e regência do maestro Emmanuel Coelho.

Coral das Mil Vozes [2006]

Segundo o produtor do Coral, Vitor Maciel, o desafio de colocar mil crianças cantando músicas natalinas surgiu ainda em 1996 quando iniciou o Projeto “Canto Coral nas Escolas” da Rede Pública Estadual de Ensino, nesta época, composto com apenas 100 crianças. Conta Vitor que, na primeira apresentação feita no Palácio de Karnak, foi sugerida a ampliação do projeto de tal forma que fossem envolvidas vozes de mil crianças. No biênio 1997/1998, as expectativas foram além, pois cerca de 1.500 crianças participaram do espetáculo que dera, então, origem ao CD “Cantemos o Natal”, lançado pelo Governo do Estado.

Daí por diante, o maior espetáculo de Natal do Piauí acontece com a participação de 1.000 crianças, estudantes da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental, todas alunas da rede pública estadual. A seleção das vozes é feita entre os 30 corais que participam do projeto.
  • Na avaliação do produtor do Coral das Mil Vozes, o resultado mais importante desse projeto é a inclusão cultural e a socialização. “Ao participarem do Coral os alunos se sentem valorizados e o rendimento escolar é um dos primeiros pontos a melhorar”, afirma Vitor Maciel.
E assim, como acontece desde o inicio do projeto, o Coral das Mil Vozes de Teresina mais uma vez vem a público (agora pela 16º vez), encantar os teresinenses nessa noite de quarta-feira (07-12-2011). As músicas do repertório, já conhecidas do grande público, ganham um encanto a mais na voz das mil crianças.
  • O Coral das Mil Vozes é um espetáculo garantido na programação cultural de fim de ano da cidade, sua apresentação faz crescer em todos o sentimento do natal, além de valorizar a música como ferramenta educacional.


  • Matérias exibida pela Tv Cidade Verde sobre a realização da 16ª edição do Espetáculo na noite de quarta-feira (07/12/2011) no Adro da Igreja São Benedito e na terça-feira (06/12/2011), no estadio Albertão durante a realização do último ensaio geral.

4 comentários:

  1. eu sou a livia e cantei no coral das mil vozes com alegria e amor... um bom natal com amor paz e coragen

    ResponderExcluir
  2. O que seria da deusa música nesse torrão sem a iniciativa e o esfoço dos pioneiros musicos que colocaram seus sons, seus sonhos e seus dons e seu conhecimento a serviço dessa gente; Quem são e de onde vieram esses homens e mulheres incansavéis em sua luta que nunca desistem mesmo quando o pão lhe é caro, o reconhecimento pequeno e a liberdade ainda uma utopia.

    ResponderExcluir
  3. cantei no coral mil vozes 2011

    ResponderExcluir
  4. Loucuras eu tenho esse código IMVU créditos totalmente grátis! Eles me deram uma gratuitamente a partir http://linkshrink.org/Free-IMVU-Credits

    ResponderExcluir