
- O "História & Música no Piauí" não poderia deixar de apresentar neste espaço alguns dos destaques das nossas produções fonograficas. Independente do juizo cada um possa fazer acerca dos mesmos mas o único critério que utilizamos para listá-los foi o reconhecimento popular que cada um alcançou e que pode facilmente ser medido pelos numeros vendas de seus discos. Eles fazem parte da história da nossa musica popular.
Roberto Miller, natural da cidade de Piracuruca, localizada no norte do Estado a 196Km da Capital Teresina. Nascido em 17.02.37, Miller iniciou a carreira astística em 1955, na rádio Timbiras de São Luís do Maranhão. Posteriormente migrou para o Rio de Janeiro e fez grandes sucessos, a nível nacional. Em seus shows sempre divulgava enaltecia o nome do Piauí. Gravou cerca de 50 LPs e 18 CDs.
- Com seis discos de ouro tem entre seus grandes sucessos, dentre outros, as baladas românticas “Entre espumas”, “Numa mais brigarei contigo”, “Luz negra”, “velha moça” e “Farrado de calçado”.
- Raimundo Teles Carvalho nasceu na cidade de Santa Inês, no Maranhão, em 1946. Tornou-se conhecido como Raimundo Soldado devido ter servido ao exército, a exemplo de seu pai e de seus irmãos. Inicialmente as suas músicas tinham temática romântica, com um estilo musical que assemelhava-se a uma junção do pop a estilos típicos dos estados do Maranhão e Pará, como o Carimbó.

Eloides "a ferinha" é maranhense radicada no estado do Piauí e fez sucesso em todo o norte e nordeste brasileiro no inicio da década de 80 com seu disco gravado pelo selo Sapucaia com a música "Vou Virar Uma Fera" e outras como "O Pinto Piou".

- Antonio Cearense merece o nosso respeito independente de sua técnica mas muito mais pela sua música que tem a alegria da alma brasileira. O seu sucesso "Madrugada Alegre" já foi regravado por vários artistas e faz parte do repertório dos bons saxofonista brasileiro.
Esta pesquisa continua aberta e aguarda a contribuição de outros colegas que possam aprimorá-la pelo bem da verdade e da nossa arte.
- Antes gostaria de dizer que sei da existência de muitos outros colegas que gravaram seus discos mas como, estes, infelismente não utrapassaram as fronteiras do Parnaiba e das Serras Azuis que delimitam o nosso territorio piauiense.