terça-feira, 31 de agosto de 2010

Aboio "O Canto do Sertanejo"


  • Mário de Andrade define o aboio como “um canto melancólico com que os sertanejos do Nordeste ajudam a marcha das boiadas. É antes uma vocalização oscilante entre as vogais A e Ô. A expressão de impulso final “Oh dá!” também muda para “Êh, boi!”. (M. Andrade, As Melodias do Boi, 1987, p. 54).

"Foi no sertão do Piauí / Lá na fazenda Xixá / Que o Boi valentão fez fama / Assombrado o povo do lugar. Ê boi Ôi..."

Mario de Andrade ao definir o conceito do verbo aboiar e do aboio, não se refere ao aboio como um canto de trabalho, mas o define num plano musical, ou seja, as manifestações desse canto sob a influência das emoções, com gritos interfectivos, ora servindo para acalmar os animais, ora servindo para chamá-los. Embora com significados semelhantes, ele distingue o verbo aboiar do aboio. O primeiro é destituído de palavras com simples vocalizações, como: “boi”, “êh boi”; e o outro é o canto constituído de estrofes e toadas livres.

  • O canto dos aboiadores é entoado numa linha melódica livre, conforme a fantasia ou a realidade do vaqueiro. É feito por interjeições que têm a função de disciplinar o gado no mesmo passo, na mesma cadência. Mas há também os aboios cantados em versos livres.

O aboio é um canto improvisado pelos vaqueiros. Quando estão no campo, sente-se que há uma conexão com a natureza e o gado. É um canto longo e melancólico, cuja tristeza emana da alma do vaqueiro, principalmente no cair da tarde, quando traz o gado de volta ao curral.

Exemplo de um aboio religioso:

  • Eu agora vivo feliz
    E preste bem atenção
    Eu falo do padroeiro
    Da minha vida mais não
    Tou falando da Igreja
    É de São Sebastião3
    Êh... ôi...

Lá tem um Livro Sagrado
A padroeira também
Chama Santa Terezinha
Muito a ela eu quero bem
Eu vou versar pra vocêi
Todo mundo me quer bem
Êh... ôi...

  • Na cidade de Curimataú
    Tem um Cruzeiro Sagrado
    Uma pedra eu vi ali
    Hoje tem nela gravado
    Que o São Sebastião
    Tem poder e tá confirmado reiiiii boi
    Ôi...

3 - São Sebastião é considerado o protetor contra a peste, a forme e a guerra.

  • No video abaixo um vaqueiro entoa um aboio autêntico com uma interpretação e timbre que lembra muito meu avô Lalau Estevam que era um famoso vaqueiro e aboiador do municipio de José de Freitas - Pi (região da Palmerinha), aproveito para dedicar este post em sua memoria.

  • Reconhecer o valor do nordestino é reconhecer nosso proprio valor, da nossa cultura, da simplicidade e da fé da nossa gente, vivo e amo ser nordestino. Pertenço a este povo que nos dá exemplo de força. AMOO o NORDESTE e com orgulho SOU NORDESTINO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário