terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Arranjadores Brasileiros: Maestro Gaya


  • LINDOLPHO GOMES GAYA, ou Maestro Gaya como foi popularmente reconhecido, foi um dos maiores arranjadores da MPB, premiado nos importantes Festivais da Record, descobrindo, burilando e produzindo Chico Buarque de Hollanda, além de ainda ter produzido Taiguara, Nelson Gonçalves e outros artistas de renome que o admiravam.

Na década de quarenta, trabalhou na Rádio Tupi de São Paulo, quando conheceu a cantora Stelinha Egg, com a qual se casou em 1945.. Juntos percorreram o Brasil pesquisando as raízes musicais do folclore, pioneiros na divulgação da cultura musical pela Europa na década de cinqüenta. Apresentaram-se pelo Brasil todo, em auditórios das universidades, em shows concorridos narrando brilhantemente a evolução da música popular brasileira do Afro à Bossa Nova.

Durante os anos sessenta quando realizaram-se os festivais da canção, sejam os nacionais ou os internacionais, a música popular brasileira atingiu um grau de qualidade ainda hoje não superado, músicas como:

  • Alegria alegria, de Caetano Veloso; Ponteio, de Edu Lobo e Capinan; Roda viva e Carolina, de Chico Buarque de Holanda; Domingo no parque, de Gilberto Gil; Travessia, de Milton Nascimento e Fernando Brant e Margarida, de Guarabyra, para citar apenas algumas mais significativas, são por demais conhecidas e consideradas inclusive clássicos modernos de nosso cancioneiro.

O que poucos sabem, no entanto é quem foram os responsáveis pelos arranjos que a tornaram tão famosas, são eles os maestros Lindolfo Gaya e Rogério Duprat.

Pelas mãos do Maestro Gaya passaram as mais significativas canções da época, os compositores os procuravam por que sabiam do enorme talento e sensibilidade que tinham. Pela importância que representavam suas obras foram perpetuadas em 1968 num brilhante LP onde apresentam as mais destacas canções por eles arranjadas e que fizeram parte do repertório dos festivais realizados no país, sendo também merecidamente premiados.

  • Lindolfo Gaya (1921/1987) recebeu o Galo de Ouro por sua atuação como maestro e arranjador do I Festival Internacional da Canção promovido pela TV Rio sendo o responsável pela maioria dos arranjos das musicas concorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário