terça-feira, 19 de julho de 2011

Banda de Música da PMPI Completa 136 Anos

  • No lugar de armas e munições, trombones, trompetes, clarinetes, saxofones e outros instrumentos musicais. Fica de lado também o som das sirenes que dá espaço à melodia dos instrumentos. Por fim, sai a figura do comandante e entra o papel do maestro. Essa é a Banda de Música da Policia Militar do Piauí.

Ao completar 136 anos de existencia em 17 de julho de 2011, a Banda da PMPI reflete os elementos essenciais para a sobrevivência e a manutenção de qualquer conjunto musical: organização, disciplina e dedicação.

Para comemorar o 136º aniversário de criação da banda, a Policia Militar do Estado do Piauí organizou no dia 18/07/2011, uma solenidade alusiva a data no auditório de ensaio da banda no quartel do CFAP. A solenidade foi presidida pelo Cmt Geral da PMPI e contou com a presença dos Cmts de Unidades, de ex-integrantes da banda e de familiares dos músicos.

Durante a solenidade houve uma apresentação musical da banda, homenagens para os ex-maestros que receberam placas alusivas a data e decerramento de um quadro com uma foto histórica da banda de 1962.

O Papel das Bandas Militares
  • No Brasil, os músicos militares exercem um papel relevante na sociedade brasileira desde os tempos coloniais. Porém, não mais motivados somente pelos combates e batalhas, mas principalmente através de suas apresentações cívicas, religiosas e muito mais sociais do que no início da história da música em ambiente militar.
Ainda hoje a banda de música militar permanece mantendo a sociedade brasileira com boa música e bons músicos, aceitando em seus quadros jovens instrumentistas que encontram na vida militar aliada à formação musical um modo de inclusão social.
  • Neste contexto se inserem as bandas de música das Polícias Militares, que além de desenvolverem trabalho de segurança pública ostensiva, mantêm em seu contingente um quadro de músicos objetivando a conservação das tradições musicais e cívicas de bandas militares.
Em consonância a esta realidade, a Província do Piauí, baseada na lei, resolução nº. 909 de 17 de julho de 1875, criou a banda de música da força policial da Província do Piauí, hoje Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Piauí, que iniciou suas atividades, tendo como primeira formação 20 (vinte) músicos. Desde então, o grupo executa além de repertório voltado de forma mais especificamente para a caserna, também atua intensamente em atividades junto sociedade civil em geral.

Monção de Louvor à Banda PMPI
  • Nesse momento em que a Banda PMPI comemora 136 anos de atividade musical, foi aprovado por unanimidade na camara municipal de Teresina uma "Monção de Louvor à Banda da PMPI" pelos excelentes serviços público prestado ao longo de seus 136 anos de história. A proposta da Monção de Louvor à brisosa banda PMPI foi uma inciativa do vereador Edivaldo Marques (Ex-Cmt da PMPI), a quem nos associamos nessa homenagem e a todos que nesse momento reconhecem a contribuição significativa da Banda PMPI para o desenvolvimento da cultura musical no estado do Píauí.

Um comentário:

  1. Desde a mais remota antiguidade até as guerras de alta tecnologia de nossos dias, as bandas militares cumprem o singular e insubstituível papel de reforçar o moral e o ânimo daqueles que, nas casernas do tempo de paz ou nas agruras das campanhas, dedicam-se à profissão das armas.

    Parabéns Banda PMPI

    ResponderExcluir