quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Orquestra Jovem de União - Pi


  • Em União, a atmosfera já não é mais a mesma. Está ambientada ao som de violinos, violoncelos, oboés, clarones, clarinetes e muitos outros instrumentos musicais. E mais do que isso, transforma a vida de meninos e meninas daquela cidade com uma atividade voltada para a promoção do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

A cidade de União - Pi, localizada a 56 km da capital do Estado do Piauí, vem transformando-se aos pouco em um modelo nos quesitos: inclusão social e musicalização de jovens. A prefeitura do municipio através do prefeito José Barros, implantou no ano de 2010 no municipio, o projeto "Orquestra Jovem de União", no intuito de promover melhores pespectivas de vida no futuro para as crianças e jovens da cidade. e desde de então o municipio colhe os bons resultados deste investimento.


O projeto "Orquestra Jovem de União" atende crianças e adolescentes de baixa renda da cidade através de oficinas de iniciação musical em instrumento de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), sopro (flauta, clarinete, trompete, saxofone, tubas e trombone), e instrumentos musicais de percussão.

  • O projeto tem a condução do maestro Rocha Sousa e conta com uma equipe técnica especializada no ensino musical de jovens nos diversos instrumentos musicais que compõem a orquestra sinfônica.
Na primeira etapa realizada no ano de 2010, o projeto formou a Banda Infanto Juvenil da cidade com 30 alunos da Escola Municipal Padre Luiz de Castro Brasileiro. Na segunda etapa do projeto realizada em 2011, a Prefeitura de União-Pi investiu na aquisição de instrumentos musicais visando a formação da Orquestra Jovem de União que foi lançada oficialmente em agosto/2011 e conta com 50 integrantes na faixa etária entre 07 e 13 anos.

Confira aqui como tudo começou:

  • Além do cunho social, a principal meta do projeto é transformar a cidade de União em um pólo musical-técnico regional e para isso toda equipe técnica envolvida no projeto trabalha com bastante afinco para que essas pretensões se tornem realidade.

11 comentários:

  1. Parabéns pela Orquestra e pelo bloger. Sou de Marabá-Pa. Vi o bloger por acaso e estou fascinado com tantas informações sobre a música do Piauí. Falta na internet outros trabalhos assim com outros estados que como o Piauí precisam serem mais notados.

    Parabéns Maestro Rocha Sousa.
    Jorge Couto Negreiros - Historiador do Norte

    ResponderExcluir
  2. Maestro,
    Parabens pelo trabalho.

    Gostaria de ter um contato de e-mail, a fim de obter informações sobre seu acervo.

    Grato
    Alberto
    agbbh@oi.com.br

    ResponderExcluir
  3. União já estava precisando de um grupo desse nível, afinal a cidade tem uma marca cultural forte. Precisava mesmo sair na frente com a primeira orquestra sinfônica do interior do Piauí... e como quem está á frente é um desbravador, honro méritos ao maestro Rocha Sousa com toda sua história que finca mais essa bandeira na história da música do Piauí.

    ResponderExcluir
  4. Se o Rocha continuar nessa cidade daqui uns anos esse lugar não vai mais ser conhecido só como terra de vaqueiro e de plantação de cana-de-açucar não... vai ser conhecido também como terra de músicos.

    Eu falo isso porque conheço o seu trabalho e sei do seu compromisso e de sua competência!

    Maestro Eudes Salgado - Petrolina-Pe

    ResponderExcluir
  5. amanda sousa gomes28 de janeiro de 2012 13:15

    olá estou acompanhando tudo desde que tudo começou parabens orquestra de uniao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Amanda vc é parte desse trabalho. Nasceu musicalmente por conta desse projeto e claro, por conta de seu talento e seu esforço. Pelo que vejo logo logo a música ganhará uma excelente musicista e nós precisaremos revelar outra Amanda. Os grandes músicos são do mundo.

      Boa Sorte [Rocha Sousa]

      Excluir
  6. muito obrigado logo logo eu estarei ai junto a todos boa sorte espero chegar ai e ser como antes so q muito mais melhor

    ResponderExcluir
  7. eu estou ai com vcs no sabado abraços

    ResponderExcluir
  8. maria nada durçulino silva13 de março de 2012 06:44

    foi uma apresentaçao maravilhosa adorei.

    ResponderExcluir
  9. Queria muito o contato do maestro Ferreira

    ResponderExcluir
  10. Queria muito o contato do maestro Ferreira

    ResponderExcluir