segunda-feira, 6 de abril de 2015

Trabalhos de Pesquisa Sobre a Música Piauiense

Quartel da Polícia Militar do Piauí até 1878
  • Pesquisas produzidas sobre a História da Música Piauiense que nos ajudam na compreensão dos diversos aspectos e contextos artísticos musicais ao qual a nossa sociedade se utilizou e vem se utilizando até os dias atuais.
Na sequencia os Links disponíveis para baixar.
Esta pesquisa, do Professor João Walter Ferreira Filho, faz uma retrospectiva história das iniciativas de Educação Musical no Estado do Piauí no recorte temporal compreendido entre a fundação de Oeiras, primeira capital piauiense, até os dias atuais.
Pesquisa que apresenta uma visão historiográfica sobre o trabalho musical desenvolvido através da Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Piauí, em um recorte temporal desde o ano de sua criação em 1875 até o ano 2013. Pesquisa de autoria do músico e historiador A. C. Rocha Sousa.
Pesquisa de Júlio Cesar de Oliveira, que trata de um resgate, de cunho biográfico sobre a vida e trabalhos realizados por Luiz Santos um músico, mestre que contribuiu de forma significativa para a educação musical e para realização de projetos de ensino musical no Estado do Piauí.
Esta pesquisa, de Abimael de Moura Costa, propõe analisar a criação, consolidação e contribuição da Banda de Música do Escolão Mocambinho em Teresina, para formação musical de seus integrantes e sua atuação no cenário artístico musical teresinense.
Esta pesquisa, de Fagner Williams de Moreira Lima, propõe investigar a importância e contribuição do Projeto Banda Escola da Prefeitura de Teresina, para formação musical de seus integrantes e sua atuação no cenário artístico musical teresinense.
Monografia de Roberto Carvalho da Cunha apresentada para conclusão do Curso de Licenciatura em Música, Universidade Federal do Piauí - UFPI, sob a orientação do Professor Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti. Esta pesquisa tem como horizonte a história e a memória da Escola de Música Adalgisa Paiva (EMAP), através dos relatos de seus ex-professores. O recorte temporal é dado entre os anos 2001 e 2010, buscando dentro desse tempo, abordar a criação e as práticas docentes nessa instituição.
O presente trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Música, Universidade Federal do Piauí - UFPI, de Wesley Gomes de Araújo, sob a orientação do Professor Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, busca refletir numa perspectiva histórica a memória da Banda da Associação Médico-Cultural Francisco de Assis (2000-2008). Apresenta como objetivo geral a compreensão das memórias de suas atividades na cidade de Piracuruca-PI.

3 comentários:

  1. O sobrenome do baterista do conjunto Os Milionarios está errado no lugar de Pereira o correto é Pedreira

    ResponderExcluir
  2. Caro Rocha, antes de mais nada, parabéns pela excelente iniciativa desse blog. Quero agradecer também a citação à minha pesquisa. Mesmo distante geograficamente (atualmente sou professor efetivo do Curso Superior de Música da Universidade Federal de Campina Grande/PB), continuo muito ligado à música dos ares piauienses. Esta semana mesmo estou indo ao Congresso Nacional da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - para fazer 3 comunicações orais sobre a História da Música no Piauí. Aqui na UFCG, ao lado de nosso amigo Vladimir, temos desenvolvido uma importante pesquisa sobre a obra de Reginaldo Carvalho. Atualmente estou trabalhando em cima da Cantata Rezação, uma análise que está servindo de pesquisa inicial para meu Doutorado em Regência. João Valter Ferreira Filho

    ResponderExcluir
  3. Prezado Rocha Sousa. Parabéns pela preocupação com o trabalho histórico da Música no Piaui. Tentei acessar o trabalho intitulado MÚSICA NA ESCOLA: SERÁ QUE EXISTE?, mas o link não está mais disponível. Você ainda tem esse texto? Poderia disponibilizá-lo novamente? Agradeço imensamente e parabéns novamente por seu trabalho. Grande abraço.

    ResponderExcluir