sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Orquestra Sinfônica de Teresina

Orquestra Sinfônica de Teresina
  • A Orquestra Sinfônica de Teresina foi criada em 1993, na época ainda de Câmara, teve como primeiro diretor didático-pedagógico o maestro Emmanuel Coelho Maciel. Preenchendo um espaço importante na cidade, começou preparando 25 jovens bolsistas junto às comunidades menos favorecidas, dos quais 16 nunca haviam estudado música. Esses jovens se dispuseram ao aprendizado da arte de tocar instrumentos de cordas friccionadas: o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo. Posteriormente, foram acrescentados instrumentos de sopro e percussão.

A primeira apresentação da Orquestra aconteceu durante as comemorações dos 141 anos da capital piauiense. Estava lançada a semente que cresceu e passou a produzir muitos e valiosos frutos. Desde então, muitos convites foram atendidos para participar de diversas solenidades e eventos culturais, sempre realizando apresentações que tiveram excelente repercussão nos meios artístico e político-cultural da comunidade piauiense. Oito anos depois o maestro Aurélio Melo assumiu a regência e direção da Orquestra, ampliando suas atividades e seu repertório, dando-lhe o estímulo necessário para seu crescimento, sendo responsável por sua administração e regência até a presente data.

Em 2005 criou-se a Associação dos Amigos da Orquestra de Câmera de Teresina, que apresentou um projeto de ampliação e reestruturação da Orquestra. O projeto foi completamente aprovado pelos Correios e logo foi repassado os recursos que foram usados para pagamento dos músicos e compras de novos instrumentos como trompa, fagote, oboé, timpano, violinos entre outros que a OCT ainda não possuia, tendo com isso, a composição de uma orquestra maior que assim se fez chamar-se Orquestra Filarmônica do Piauí por dois anos. No dia 8 de junho de 2007 o prefeito Silvio Mendes assinou um decreto de mudança do nome Orquestra Filarmônica para Orquestra Sinfônica de Teresina, assim chamada até hoje.

  • Atualmente a Orquestra Sinfônica de Teresina é uma referência quando se fala de música instrumental no Estado, tendo se tornado uma presença fundamental e indispensável nos grandes eventuais culturais.

Video Documentario sobre a Orquestra Sinfonica de Teresina Feito por Felipe Poty, Irina, Livia e Naruna,alunos de Jornalismo da UFPI.

2 comentários:

  1. Há 20 anos, a Orquestra Sinfônica de Teresina era um grupo inexistente. Hoje é uma realidade, temos uma orquestra em progresso que melhora e cresce em todos os sentidos a cada dia. Nesse ponto saímos do zero e chegamos a uma orquestra que toda cidade sabe que vale a pena ouvir.

    ResponderExcluir
  2. Só algumas retificações:
    1º - Não eram "jovens bolsistas". Não existia essas "bolsas".
    2º - Não eram jovens de "comunidades menos favorecidas". A prova do contrário é que a maior parte dos integrantes da Orquestra de Câmara de Teresina já tocava algum instrumento, inclusive participava de orquestras evangélicas. O aprendizado da música se fez por conta própria de cada músico.

    ResponderExcluir