quinta-feira, 29 de julho de 2010

Maestro Rocha Sousa


Maestro Rocha Sousa
  • Antonio Carlos ROCHA SOUSA é músico profissional, professor e historiador com forte atuação como regente, compositor, arranjador, professor e pesquisador, atuando: na Policia Militar do Piauí na Banda de Música da corporação por 35 anos (1986 a 2021); na Prefeitura de Teresina, como efetivo, na Banda do Escolão Mocambinho e Banda de Música da Prefeitura de Teresina por 32 anos (1991 a 2023); na Fundação Monsenhor Chaves, via convênios intermitentes com ONGS, é contratado, e tem atuado, nas funções de regente, coordenador e arranjador, no Projeto Banda Escola desde o ano 1988; na Escola de Música da UFPI / EMAP, atuou como regente e professor contratado, de 2002 a 20011;  na Prefeitura de União-PI, como regente contratado, de 2009 a 2012 e 2017 a 2018; na Prefeitura de Agua Branca - PI, como regente e instrutor, em 2009; na Prefeitura de São Miguel do Tapuio-PI, como regente e instrutor, de 2013 a 2015; na Secretaria de Cultura do Governo do Piauí, desde 2022, atua como regente e coordenador do Projeto Orquestra Jovem de União.

Piauiense, nascido em 1967 na cidade de José de Freitas-PI, iniciou sua formação musical em 1987, na Banda de Música da Policia Militar do Estado do Piauí. Estudou Instrumentação, Orquestração e Arranjo para Banda com o Mestre Elton Oliveira na Banda da PMPI de 1988 a 1990.
  • Estudou Regência Musical e Harmonia Tradicional com o Maestro Reginaldo Carvalho na UFPI em Teresina-Pi, de 1990 à 1996; Harmonia Funcional e Arranjo Para Música Popular com o Mestre Ian Guest na EMB em Brasilia-DF, em 1993;
Método de Ensino Coletivo Para Bandas de Música com o Prof. Joel Barbosa em São Paulo-SP, em 1999. Teve ainda, como orientador em seus trabalhos para big band o maestro e pianista Luizão Paiva.


Rocha Sousa a frente da Banda PMPI no ano de 2018
  • Rocha Sousa tem se destacando dentro do cenário musical brasileiro, como um dos que trabalham para perpetuar e promover a tradição musical brasileira, principalmente no que diz respeito às bandas de música. Tem uma produção musical especialmente voltada para banda de música, big bands, banda sinfônica e grupos de sopro cameristicos.

Orquestra Jovem de União

Dentre os trabalhos desenvolvido pelo maestro Rocha Sousa, destacamos aqui, o trabalho de iniciação profissional através da música desenvolvido na cidade de União-PI, com alunos do ensino fundamental da Rede Pública no Projeto Orquestra Jovem de União.


Ensaio da Orquestra Jovem de União no ano 2023 [Maestro Rocha Sousa]




14 comentários:

  1. Respostas
    1. grande maestro, tesouro vivo da cultura do piauí.

      Excluir
  2. Precisa ser mais visto e respeitado o trabalho que o maestro Rocha desenvolve em prol da música brasileira, seja no campo da educação musical onde compartilha seu conhecimento para revelação de novos talentos musicais por onde passa, seja através da pesquisa histórica onde o mesmo tem se doado muito para resgatar valores esquecidos em nossa música, e seja atraves de seu trabalho como compositor e arranjador que aos pouco vem sendo descoberto por aqueles que fazem música instrumental em nosso país.

    ResponderExcluir
  3. Aproveito a oportunidade para louvar o empenho incansável do Maestro Rocha Sousa, professor de qualidade, músico competente, que tem sido o grande impulsionador das Bandas de Teresina. Gostaria de ver maior apoio por parte do poder constituído -Governo e Prefeitura- ao trabalho constante desse grande piauense!

    (Comentário de Fred Marroquim - retirado do texto "Sopros Afinados" publicado em seu blogger pessoal).

    ResponderExcluir
  4. Maestro Rocha, acompanho o trabalho de musicalização que o Sr. desenvolve na cidade de União - Pi, na comunidade Nossa Senhora das Graças onde fica localizada a Escola municipal Padre Luiz de Castro Brasileiro.

    Maestro o seu projeto é importante para aquela comunidade e já transformou aquele lugar, a atmosfera já não é mais a mesma. Ganhou o som de flautas, violinos, violoncelos e outros instrumentos musicais. E mais do que isso, vem transformando a vida de meninos e meninas carente daquela comunidade com uma atividade voltada para a promoção do desenvolvimento humano por meio da arte, da cultura e da educação.

    Marcos Paulo de Oliveira (União-Pi)

    ResponderExcluir
  5. Maestro Rocha Sousa, acredito nas pessoas que procuram ser salidários às outras, pois, é com atitudes desta natureza que buscamos o crescimento pessoal. A música deve muito ao trabalho desenvolvido na pesquisa que vc tem feito, no resgate de partituras e de compositores. A minha irmã Teresinha Linhares (escritora) que mora em Fortaleza, envia a vc agradecimentos pelo resgate da música "Rapsódia Caririense" do Maestro Luiz Róseo e Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que sou seu sobrinho neto, me mande um e-mail.
      Sou neto do Maestro Luiz Linhares e de Teresinha Linhares.

      cunhaecos@gmail.com

      Excluir
  6. Salve,Maestro.

    A família do músico piauiense Assis Davis,falecido em 1981,está preparando um material de arquivo para divulgar mais sobre a obra deste grande músico.
    Se for de interesse de v.sa. Pode ser disponibilizado para postagem em seu extraordinário blog.
    Contatos: Regina Coeli (viúva) 3228 1390 9921 5791
    regina.coeli13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Graças aos trabalhos incansáveis de Rocha Sousa na tentativa de proliferar a música em nosso Estado, dando acesso à nossa juventude através de seus trabalhos com bandas de música, pude ingressar na carreira de músico profissional. Sou fruto de banda de música idealizada por ele. Iniciei meus estudos com música na banda de música do Escolão do Mocambinho entre os anos de 1997 e 1998, hoje, sou Clarinetista da Banda de Música do Corpo de Bombeiros graças a essa banda, a esses trabalhos.

    Parabens Rocha por todos seus trabalhos...

    At. Wilson Pereira Almendra Júnior

    ResponderExcluir
  8. GRANDE MAESTRO ROCHA !!
    Parabéns, por seus trabalhos feitos e pelos muitos que ainda virão, para mim você foi um ótimo professor, muito obrigada por tudo que você pode fazer por mim e por meus colegas da UNIDADE ESCOLAR Pe. LUIS C. BRASILEIRO, saiba que nós nunca esqueceremos da pessoa maravilhosa que o senhor é. Eu e muitos outros ainda queríamos está estudando musica, mas talvez nossa oportunidade tenha passado. E agora o que nos resta é desejar que as crianças e os adolescentes que tenha essa grande oportunidade de estudar com você, não ha desperdicem, pois o mundo da musica é um mundo maravilhoso. Mas uma vez obrigada por tudo ...
    Amanda Sousa Gomes

    ResponderExcluir
  9. Tentei entrar em contato com o maestro através de email, mas não consegui visualizar o endereço eletrônico. Como faço para enviar uma mensagem particular?

    ResponderExcluir
  10. Olá. Também estou tentando entrar em contato com o Maestro.

    ResponderExcluir