- Vitalino Jr. é músico, compositor, arranjador e regente, nascido na cidade de Teresina com grande habilidade na condução de banda de música e formaçãoes musicais de sopro. Um légitimo representante da nova geração de músicos piauienses que tem se destacado no meio musical da nossa região como um mestre na arte de formar e conduzir bandas de música.
Iniciou sua formação musical (técnica e ideologica), nos anos 90 com o mestre Rocha Sousa na Banda do Centro de Educação Musical do Bairro Mocambinho (Escolão do Mocambinho), da Prefeitura de Teresina-Pi, com que passou atuar em diversos projetos.
Filho de uma escola de música profissionalizante (como é a banda de música), o mestre Vitalino Júnior ingressou na banda de música do Escolão Mocambinho quando tinha 15 anos de idade e ali teve basicamente toda sua formação musical em uma escola que utiliza a banda de música como instrumento musicalizador e que adota caracteristicas de ensino musical que difere do modelo adotado nas Escolas de Músicas Tradicionais.
- O aprendizado de um instrumento musical está diretamente associado a um objetivo muito bem definido que é tocar na banda e não receber um diploma;
- O treinamento de leitura musical antecede a prática instrumental;
- Não há seriação nem um programa unificado, ficando um espaço aberto para adequação à realidade do aluno, respeitando seu desenvolvimento, sem imposição de um modelo único de aluno-padrão;
O aprendizado é realizado através do relacionamento com os músicos mais antigos. Insiste na convivência diária com a rotina musical da banda como fator de aprimoramento e renovação de seu contingente, de ampliação e continuidade;
- O aluno tem a oportunidade de ter uma aprendizagem dinâmica, ministrada pelo mestre e por outros membros da banda.
Profissionalmente tem atuado principalmente na formação de novos músicos através dos projetos: "Projeto de Bandas da PMT" onde atualmente coordena e no projeto "Cidadão Afinado" na cidade de São Miguel do Tapuio-Pi, onde formou e rege uma banda de música com jovens daquele municipio.
- “Quando eu entrei aqui o sistema que funcionava era de semi internato. Eu entrava sete da manhã e saía sete da noite. Mas adorava. Comecei com saxofone mas o que mais me marcou foi quando eu tive a oportunidade de ser regente pois era o que eu queria na música. Comecei dando aulas e até hoje me sinto muito feliz com o que consegui na vida em razão desta oportunidade que tive”, diz ele.
esse grande homem foi meu professor em 2002, sou muito agradecido por todo aprendizado.
ResponderExcluircomo faço pra ter o conta dele?