domingo, 27 de junho de 2010

Mestre Vitalino Júnior

Mestre Vitalino Jr.
  • Vitalino Jr. é músico, compositor, arranjador e regente, nascido na cidade de Teresina com grande habilidade na condução de banda de música e formaçãoes musicais de sopro. Um légitimo representante da nova geração de músicos piauienses que tem se destacado no meio musical da nossa região como um mestre na arte de formar e conduzir bandas de música.

Iniciou sua formação musical (técnica e ideologica), nos anos 90 com o mestre Rocha Sousa na Banda do Centro de Educação Musical do Bairro Mocambinho (Escolão do Mocambinho), da Prefeitura de Teresina-Pi, com que passou atuar em diversos projetos.

Filho de uma escola de música profissionalizante (como é a banda de música), o mestre Vitalino Júnior ingressou na banda de música do Escolão Mocambinho quando tinha 15 anos de idade e ali teve basicamente toda sua formação musical em uma escola que utiliza a banda de música como instrumento musicalizador e que adota caracteristicas de ensino musical que difere do modelo adotado nas Escolas de Músicas Tradicionais.

Caracteristicas marcantes no Ensino Musical das Banda de Música e que o Mestre Vitalino é um fiel seguidor.
  • O aprendizado de um instrumento musical está diretamente associado a um objetivo muito bem definido que é tocar na banda e não receber um diploma;
  • O treinamento de leitura musical antecede a prática instrumental;
  • Não há seriação nem um programa unificado, ficando um espaço aberto para adequação à realidade do aluno, respeitando seu desenvolvimento, sem imposição de um modelo único de aluno-padrão;
  • O aprendizado é realizado através do relacionamento com os músicos mais antigos. Insiste na convivência diária com a rotina musical da banda como fator de aprimoramento e renovação de seu contingente, de ampliação e continuidade;

  • O aluno tem a oportunidade de ter uma aprendizagem dinâmica, ministrada pelo mestre e por outros membros da banda.

Atualmente Vitalino atua como regente e mestre de banda em vários projetos chegando a ser por duas vezes campeão na categoria bandas de concerto no I Campeonato de Bandas do Estado do Piauí e no I Concurso de Banda da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) em 2008 com a banda do Escolão Mocambinho.

Profissionalmente tem atuado principalmente na formação de novos músicos através dos projetos: "Projeto de Bandas da PMT" onde atualmente coordena e no projeto "Cidadão Afinado" na cidade de São Miguel do Tapuio-Pi, onde formou e rege uma banda de música com jovens daquele municipio.

  • Quando eu entrei aqui o sistema que funcionava era de semi internato. Eu entrava sete da manhã e saía sete da noite. Mas adorava. Comecei com saxofone mas o que mais me marcou foi quando eu tive a oportunidade de ser regente pois era o que eu queria na música. Comecei dando aulas e até hoje me sinto muito feliz com o que consegui na vida em razão desta oportunidade que tive”, diz ele.


Um comentário:

  1. esse grande homem foi meu professor em 2002, sou muito agradecido por todo aprendizado.
    como faço pra ter o conta dele?

    ResponderExcluir