quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Arranjadores Brasileiros: Maestro Duda

Maestro Duda do Recife

  • A primeira vez que ouvi falar no maestro Duda foi por volta de 1987 quando estava iniciando meus estudos musicais e os colegas de banda ensaivam um frevo intitulado "Duda No Frevo". Aquele nome me intrigou e fiquei a me perguntar: - Quem será esse Duda que está sendo homenageado com esse frevo? Logo depois conversando com o mestre da banda descobri que tratava-se de um maestro pernambucano arretado como muitos outros que nasceram naquela terra abençoada de Cusi de Almeida, Guedes Peixoto, Dimas Sedícias, Capiba e tantos outros.

José Ursicino da Silva, o Maestro Duda, nasceu em 23/12/1935, em Goiana, Pernambuco. Sua trajetória artística, iniciou-se aos oito anos em Goiana, na Banda Saboeira. Compositor, arranjador, instrumentista e regente precoce, compôs sua primeira música – o frevo ‘Furacão’ – aos 12 anos e aos 15 já atuava na Jazz Band Academic e na Orquestra Paraguari da Rádio Jornal do Commercio de Recife.

O Maestro possui vasta experiência, tendo recebido inúmeros prêmios. Apenas a título exemplificativo, citamos festivais de frevo em Pernambuco, premiações nacionais como melhor arranjador da MPB-80, premiação da Secretaria de Cultura de São Paulo (Projeto Memória Brasileira), como um dos doze melhores arranjadores do século, melhor arranjador do MPB-Shell.

Sua trajetória inclui viagem com sua orquestra para Miami, inaugurando o primeiro vôo internacional do frevo. Na comemoração dos anos 100 da OEA foi tocada a Suíte Recife, de sua autoria, que mereceu destaque no The Washington Post. Suas músicas foram gravadas em todo o Brasil e no exterior e estão presentes em mais de cem discos.

Atuou intensamente como compositor, arranjador, instrumentista e regente no sul do país e no exterior. No momento integra a Orquestra Sinfônica do Recife, é Professor-Arranjador do Conservatório Pernambucano de Música e Regente-Arranjador e instrumentista da Orquestra Paraibana de Música Popular.

Teve músicas gravadas no exterior, estando presente em mais de 100 discos. Foi escolhido pelo Projeto Memória Brasileira, da Secretaria de Cultura de São Paulo, como um dos 12 melhores arranjadores do século.

  • Em 1997 o Projeto Memória Brasileira, da Secretaria de Cultura de São Paulo, o escolheu como um dos 12 melhores arranjadores do século e lançou o CD "Arranjadores", com seu arranjo para "Bachianas nº5", de Heitor Villa-Lobos, tocado pela Banda Savana, homenageando-o ao lado de outros grandes arranjadores brasileiros como Maestro Cipó, Moacir Santos, Cyro Pereira, José Roberto Branco e Nelson Ayres.

  • Apresentação da Orquestra do Maestro Duda na praça do Marco Zero, em Recife no carnaval de 2009.

A extensão da obra do maestro Duda extrapola as fronteiras da cultura regional, da música popular e dos ritmos de carnavalescos. Suas composições para formações sinfônica impressionam pela beleza e o coloca ao lado dos mais completos compositores e arranjadores do séc. XX. Se alguem tiver alguma dúvida, ouça abaixo uma pequena mostra de seu rico acervo de obras.

  • Suite Nordestina


  • Suite Monete

  • Suite Pernambucana de Bolso
  • Música para Metais 1 / 2
  • Fantasia Carnavalesca

3 comentários:

  1. Caro amigo,
    Parabéns pelo blog, do qual acabo de me tornar seguidor.
    Viva a amizade e viva a música!
    Meu e-mail: d.greg@uol.com.br
    Meu blog: http://domacedo.blogspot.com/ .
    Grande abraço,

    Dodó Macedo (Gregório Macedo)

    ResponderExcluir
  2. Grande Maestro DUDA !!1 exemplo de capacidade e amor ao seu Pais !!!!

    ResponderExcluir
  3. Grande Maestro DUDA !!1 exemplo de capacidade e amor ao seu Pais !!!!

    ResponderExcluir