domingo, 23 de janeiro de 2011

Lira Barrense Comemora 100 Anos

Banda Lira Barrense de Barras do Maratoan - Pi
  • Ela foi fundada em 1911 para abrilhantar as solenidades do municipio de Barras e chega em 2011 comemorando seu centenario com muito orgulho. Consta, segundo o conhecimento popular, que a banda Lira Barrense nasceu de um protesto – o primeiro movimento do município – contra a falta de estradas na região. Depois da manifestação, o grupo virou voz ativa em agenda cultural e nasceu o Lira Brasileira e posteriormente Lira Barrense.

A banda de música Lira Barrense do municipio de Barras do Maratoan - Pi, tem uma história que confunde-se com a própria história cultural do municipio de Barras. Nesses cem anos de plena atividade a banda sempre esteve muito presente na vida cultural da cidade apresentado-se nos momentos mais caros e solenes da comunidade barrense, recepcionando autoridades e entretendo as festividades públicas.

  • Em comemoração ao seu centenário o grupo vem recebendo justas homenagens pelos serviços prestados aos barrenses, sendo recentemente homenageada no primeiro Sarau Litero-Musical de Barras como uma das mais antigas bandas de música do Estado do Piauí.

O maestro Teotônio Rodrigues de Oliveira atual regente da banda informou que a Lira conta com 39 integrantes e aposta na Escola de Música, que será criada este semestre, para formar novos alunos.

  • A Lira Barrense é uma espécie de orquestra do interior. "Tocamos de tudo, deste marchas até músicas sofisticadas”, disse o maestro Teotônio Rodrigues.
E para marcar o seu centenario a banda Lira Barrense foi agraciada entre 3.090 inscritos pelo Programa BNB de Cultura – Edição 2011 – Com recursos que serão investo no melhoramento técnica da banda. R$ 61 mil serão destinados para compra de instrumentos, 24 mil para gratificações e 10.500 compra de camiseta, banner, cartazes para distribuir.

Segundo Germano Filho (Coordenador de Cultura da Prefeitura de Barras), com o Projeto do BNB serão atendidos 80 jovens carentes de 13 a 17 anos pelo projeto. Eles terão 900 horas aulas de música gratuitas. Mais 40 jovens das escolas municipais, de 18 a 29 anos, que serão indicados por associações comunitárias, serão incluído.

  • Além destes, mais 30 pessoas serão capacitadas para o conserto de instrumentos musicais em 12 módulos no espaço d e 1 ano . Ao todo, 150 pessoas participarão das atividades de capacitação e inclusão social.

2 comentários:

  1. Nunca deveremos ignorar o trabalho excelente das bandas de música, que além de iniciar crianças e jovens na leitura musical e na prática de um instrumento, ainda trabalham com um repertório social e historicamente importante, pois é produzido por compositores da região e que nada fica a dever em beleza aos grandes clássicos. E com uma vantagem: contam uma história nossa.

    ResponderExcluir
  2. Maestro Rocha,

    Lendo o Jornal Meio Norte (edição de 30/01/2011) fiquei sabendo da existência de uma Banda Centenária no Piauí. Achei fantástico!

    Comecei a pesquisar mais sobre o assunto e encontrei o seu excelente post que reproduzi, com pequenas adapatações, no meu Blog no Portal Luis Nassif.

    Parabéns pelo seu trabalho de resgate histórico da música piauiense.

    Abraços.
    Laura Macedo.

    ResponderExcluir