terça-feira, 17 de maio de 2011

Alberto Silva: Um Músico Na Politica

Alberto Silva [10/11/1918 a 28/09/2009]
  • Muitos o conhecem mais por seu trabalho realizado na politica piauiense como governador, senador e deputado, cargos que exerceu durante varios madatos pelo estado do Piauí. Profissionalmente ele se notabilizou como um administrador público ousado e de visão, porém poucos sabem, que por trás desse perfil de uma grande personalidade da nossa politica havia também uma faceta artistica pouco divulgada.
Dr. Alberto Tavares Silva, um dos maiores politicos da história recente do estado do Piauí era também um grande músico. Um pianista de mão cheia como dizem os músicos na giria musical ao se referi ao grande músico pianista. Com um vasto repertório voltado para a música popular e erudita o Dr. Alberto como era mais conhecido nunca abandonou seu instrumento que segundo Dona Floriza (sua esposa), quando jovem estudante, ele já exercia profissão de músico tocando piano nos trajetos de navio de Fortaleza ao Rio de Janeiro. Assim ajudava entreter a tripulação, economizava a passagem e ainda ganhava uma grana durante o percurso.

Segundo o jornalista Willame Tito em sua coluna Cultural "Bravo" publicada no Portal 180 graus, ele afirma que teve oportunidade de ver e ouvir uma das performance do Dr. Alberto ao Piano. Confira abaixo a publicação:
  • "Pouca gente sabe, mas, o político, engenheiro, Alberto Silva, também era músico. Educado nos rigores clássicos do século passado, Alberto tocava piano. Além de ler partitura (pura matemática), também tocava de ouvido.; Tive o prazer, em 1994, de ve-lo tocar em um teclado durante a campanha do então candidato a governador Mão Santa, na Íris Propaganda. Estava tocando um pouquinho, quando ele chegou e pediu para tirar umas notinhas. Começou com Garota de Ipanema em uma versão jazzística do clássico da Bossa Nova. Em seguida, mandou ver na música erudita. A notícia espalhou-se na agência e a platéia aumentou. Ao final, foi aplaudido. Ele agradeceu e disse: "...eu não toco nada, mas, aquele Luizão, é um diabinho..." (referindo-se ao sobrinho, maestro Luizão Paiva)."
Big Band da EMAP/UFPI
  • Um outro episodio interessante em sua vida musical e politica foi quando ele comemorou a vitória para o governo do estado em 1986 tocando ao piano uma composição de Debussy.
Como politico ele trabalhou muito pela música, principalmente pela educação musical. Na decada de 70 trouxe para o Piauí grandes professores de música e criou um grande Centro de Pesquisa que seria mais tarde transformado na Escola de Música de Teresina. Nesta mesma época implantou no Piaui a Universidade Federal do Piauí - UFPI, possibilitando assim a criação de um departamento de música naquela instituição que formou os primeiros professores acadêmicos de educação artistica com habilitação em música no estado.

  • No ano de 2002 criou na UFPI a Escola de Música Adalgiza Paiva - EMAP, que inovou na formação músical no estado introduzindo o Jazz e musica popular na educação musical piauiense.

3 comentários:

  1. "...E tinha o piano.
    Impossível não falar do piano. Seu primeiro emprego foi o de pianista da orquestra do cinema mudo de Parnaíba, aos nove anos de idade. Foi o piano, também, o pano-de-fundo da sua paixão por dona Florisa Mazullo, uma bela descendente de italianos, dos olhos azuis, também pianista. E a paixão pela música e por dona Florisa o acompanhou por toda a vida . Pra ele, uma casa devia ser alegre, e não poderia ser alegre sem música. Em um momento complicado de sua doença, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, vovô sentia fortes dores e urinava através de uma sonda, que terminava em uma sacola coletora amarrada à sua perna. Debilitado, longe dos amigos e do povo que ele tanto amava, vovô me pediu para levá-lo ao solar do hospital, alguns andares abaixo de seu quarto. Ao chegar lá, sem se incomodar com a aparência fragilizada e com aquela sonda que tão amargamente expunha seu quadro, viu o belo piano de cauda do hospital e não resistiu. Sentou-se e começou a tocar seus acordes, sempre alegres, rápidos e harmoniosos. Ao som de It had to be you , The way you look tonight, Carolina e Samba do Avião , música a música vovô acumulava ouvintes. Pacientes, médicos e transeuntes aplaudiam emocionados, em um lugar em que não poderia ser mais anônimo, em um condição que não podia ser mais frágil. Seu charme era irresistível."

    Dante Silva

    (Neto de Alberto Silva)

    ResponderExcluir
  2. Como Piauiense, me emocionei ao ver a reportagem e o relato de Dante, neto do mais bem intencionado e realizador homem da política piauiense. Orgulhe-se e honre o nome do seu avô, por muitos incompreendido. Dificilmente alguem repetirá a história de vida dele, com o romantismo que so os privilegiados tem.

    ResponderExcluir
  3. O homem que espalhava um germe de Otimismo e repensou o Piaui de maneira diferente. Acreditava no que sonhava. O tempo presente torna tudo descartável e perecível, sobretudo os homens e sua " grandeza".

    Um grande ícone não só da historia piauiense, mas também da historia brasileira. Tenho certeza que ele esta em um bom lugar.

    ResponderExcluir