quinta-feira, 7 de julho de 2011

Banda de Música de União na Cidade de Altos - Pi

  • A Banda Mirim da Escola Padre Luiz Brasileiro da cidade de União-Pi participou da comitiva de unionenses que viajaram no dia 06-07-2011 a cidade de São José dos Altos - Pi, a fim de participar do inicio das comemorações do centenário de nascimento do Padre Luiz de Castro Brasileiro.

Prof. Ferreira idealizador do projeto fazendo seu discurso durante a solenidade
 Texto: Marcelo Cruz (Gerente de Cultura e Arte de SEMEC de União).
Padre Luis de Castro Brasileiro nasceu no dia 07/09/1912, na cidade de Jerumenha – PI. Foi ordenado sacerdote no dia 08/12/1940 por Dom Severino, no dia 15/10/1942 assumiu a Paróquia de Nª Senhora dos Remédios em União e aqui permaneceu até 1961. 

Sacerdote dinâmico e articulado conseguiu para nossa cidade uma série de benefícios, entre os quais podemos citar: Ajudou a construir o Cine-Teatro (salão) Paroquial, primeiro e único teatro de nossa cidade; fundou o tradicional colégio Patronato Maria Narciso; Participou da comissão de fundação do Ginásio Felinto Rego; montou uma amplificadora, proporcionando a grande população que não tinha acesso a informação, ouvir as rádios AM´s da época; engrandeceu a festa de S. Raimundo Nonato com a noite dos vaqueiros, no dia 29.

Foi formada então em União uma comissão, organizada pela paróquia Nossa Senhora dos Remédios, com o objetivo de festejar o centenário de nascimento desse grande sacerdote. Dessa forma as celebrações se iniciaram ontem na cidade de Altos, ultima cidade em que foi pároco e, que veio a falecer no dia 06/071980, portanto há 31 anos.

A Prefeitura Municipal de União, então, disponibilizou um ônibus que levou uma comitiva de 50 pessoas a cidade de Altos, composta pela referida comissão organizadora, os músicos da Banda “Padre Luis de Castro Brasileiro”, grupo de vaqueiros, e alunos da U.E. Filinto Rêgo. Além desse esteve também presente um grupo de 15 pessoas, parentes do padre Luis, vindos de Teresina.

Foi celebrada então uma missa em memória do referido padre, e em seguida a comissão organizadora sublinhou os objetivos das comemorações para os presentes na igreja. Logo depois aconteceu uma apresentação de “Aboios” de vaqueiros de União, e por fim, fechando com chave de ouro, uma belíssima apresentação da Banda “Padre Luis de Castro Brasileiro”, a qual emocionou a todos.


  • Além desse evento realizado na cidade de Altos - Pi a banda Pr. Luiz de Castro Brasileiro vem se destacando em cada apresentação que faz nos eventos que participa.

2 comentários:

  1. whooouuuuuuuuuu nos somos d++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ diz o trompetista Israel e a clarinetista Nádia,mas nós só conseguimos chegar até aqui com muito esforço, dedicação e paciência.te amamos banda.......

    BJUSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  2. Valeu mestre Rocha é por projetos como esse que sou seu fã, porque sei que vc realmente se envolve de corpo e alma e só larga uma turma quando estão em nivel profissional. Coisa de quem gosta do que faz e posso falar isso porque já participei de projetos semelhantes dirigido por você (inicio da década de 90 no Escolão Mocambinho/Teresina). Hoje sou um músico profissional respeitado graças a seu empenho. União está de parabéns e doravante esta cidade será uma referencia musical não tenho dúvidas.

    Cleber [Saxofone em São Luis -Ma]

    ResponderExcluir