sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Arte do Mestre Agenor Abreu

Mestre Agenor Abreu

  • Há mais de vinte anos ele começou suas pesquisas junto com o professor Noé Mendes (in memorian), visitando comunidades do interior onde as tradições ainda eram mantidas, por obra e graça dos mais velhos e com estes fazer um registro das cantigas do folclore do Piauí. O mestre Agenor Abreu é músico, tocador de pífano, sanfoneiro, professor e pesquisador de larga experiência, que vêm prestando um grande trabalho em favor de nossa cultura popular.

Ao realizar sua pesquisa folclorica, o Mestre Agenor ouviu histórias, aprendeu músicas, aprendeu danças e sentiu que tinha a missão de passar isso pra frente, revelar ao mundo o que restava de uma das mais importantes manifestações folclóricas e culturais do nosso País.

No povoado Cruzes, interior de Curralinhos, no interior do Piauí, Agenor encontrou Diolino, Louro Preto, Zefinha do Louro, Chico Honório, Macimino, Dona Sinêga, Luís Roque, Zé de Deus, Abdião das Cruzes, Zé Lázaro, João Princesa e Zé Teófilo, que contaram em detalhes e mostraram com cantos e danças como se fazia Reisado, Baião Sapateado, Pisa na Fulô, Roda de São Benedito e Roda de São Gonçalo.

  • "Eles já eram bem velhinhos, mas era uma animação danada quando eu chegava com a sanfona. Queriam logo ir pro terreiro para dançar e fazer a cantoria. Só tenho a agradecer a generosidade com que me passaram toda a história, e me sinto privilegiado por ter conseguido os depoimentos porque todas essas pessoas já morreram nestes quase dez anos, desde que eu comecei a pesquisar".

Em paralelo aos seus trabalhos de pesquisas, Agenor também vem desenvolvendo um trabalho de músicalização com crianças em risco social na região do bairro Agua Mineral da cidade de Teresina. O trabalho começou ser desenvolvido ainda na década de 80, com o apóio de amigos e colaboradores, dentre eles não poderiamos deixar de citar a figura do mestre Zozinha (in memorian), que juntamente com o mestre Agenor montaram a escola de música Musarte naquela região carente da cidade.

Mestre Zozinha com grupo de crianças [1989]

Dentre os diversos instrumentos de musicalização utilizados na Escola de Música do Mestre Agenor, o Pifano tornou se sua principal referencia vindo, com apóio da Prefeitura de Teresina, criar a Banda de Pifano da Cidade de Teresina, que é uma referencia da região.

Hoje os trabalhos desenvolvido na Escola de Música Musarte do Professor Agenor no Bairro Agua Mineral, extrapolaram os limites da arte musical e everendam pelo caminho da dança. As pesquisas do mestre Agenor, possibilitaram também a criação do Grupo de Dança Folclorica "Dandiê" que trabalha com pesquisa de danças regionais e tem a coordenação da filha do mestre que faz organização das coreografias e figurino. Todo os trabalhos desenvolvido na MUSARTE tem como objetivo resgatar as nossas riquezas da cultura popular.

  • Vidéo apresentação do Grupo Dandiê que trabalha com pesquisas de danças regionais do Estado do Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário