domingo, 21 de novembro de 2010

O Dia do Músico

O Músico Edino Neiva - Presidente da OMB/PI e o Cantor My Brother
“Eu nasci com a música dentro de mim: ela me era tão necessária quanto à comida ou a água” (Ray Charles).

  • Comemora-se hoje, segunda-feira (22/11/2010) o dia do músico. Parabenizamos a todos que militam na música em todas as suas areas.
    Sem dúvida, um músico que lê a frase de Ray Charles se identifica imediatamente. O talento nato ou adquirido com estudo e técnica é uma forma de transcendência para o profissional da área: quando canta ou toca algum instrumento, não pensa em nada além da arte que está sendo realizada no momento. Não há limitações e impedimentos, apenas vontade e ação.

    Mas, a falta de regulamentação e valorização dessa arte faz com que muitos desistam pelo caminho, ou assumam a vocação apenas como hobbie ou trabalho esporádico. Não à toa, o dia do músico é comemorado em 22 de novembro, dia de Santa Cecília. A história da religiosa tem tudo a ver com esse contexto que, apesar das dificuldades, não impede a manifestação dos mais poderosos talentos.
    • Santa Cecília vivia no antigo Império Romano, onde os cristãos eram muito perseguidos. Por isso, ela foi condenada à morte por asfixia em um quarto de banhos quentes. Como era extremamente conhecida pela dedicação aos pobres, decidiram matá-la em casa e, assim, evitar protestos. Mas, para surpresa de todos, Cecília passou três noites entoando cantos de louvores a Deus. Sem alternativas, decidiram degolá-la. Mesmo perdendo as cordas vocais, ela continuou cantando enquanto agonizava, até a morte.
    Felizmente, não se permite mais tamanha ignorância em nosso tempo e, hoje a música é simbolo de alegria em quase todas as circunstância e, para o cantor, maestro ou instrumentista, a melhor recompensa é a receptividade do público.
    • Mais uma vez nossas homengens a todos nós músicos pelo nosso dia e pelo nosso trabalho!.

    Um comentário:

    1. Muuito boa a postagem. Não imaginei que fosse essa a história do Dia do Músico.
      Parabéns
      \o

      ResponderExcluir