sábado, 2 de julho de 2011

I Festival de Música Instrumental de Teresina


  • Acontece de 04 a 09 de Julho na cidade de Teresina o "I Festival de Música Instrumental de Teresina", uma boa oportunidade para os músicos da cidade apefeiçoarem-se com excelentes professores de nivel internacional e para a cidade que ganha em um mês de férias uma movimentação com uma intensa atividade musical.
Os festivias de música ou festivais de inverno como queiram, têm em Campos do Jordão seu grande modelo. O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que chega a sua 42ª edição como o maior evento do gênero na América Latina, foi criado em Estado de São Paulo pelo compositor Camargo Guarnieri, em 1970. Em 1973, no entanto, a chegada de Eleazar de Carvalho à direção artística do evento daria a ele a estrutura que o caracteriza até hoje: a mescla entre cursos de música e uma extensa programação de concertos.
  • Este modelo de festival de música acabou disseminando-se no pais e é chamado pelo maestro Reginaldo Carvalho de Piquinique Musicais”.
O principal papel de um festivial de música é tentam suprir a falta de escolas regulares de música, oferecendo aulas e master classes, permitindo aos alunos fazer contatos, conhecer repertórios diferentes, ouvir profissionais de boa qualidade e tocar em conjuntos especialmente formados para os festivais. Ao mesmo tempo, levam para a cidade em que se instalam uma programação musical a que a maioria delas pouco tem acesso ao longo do ano.



A formação da maioria dos jovens músicos piauienses se faz por meio de projetos sócio-educativos espalhados nos diversos municipios, como os oferecidos em Teresina pela Fundação Mosenhor Chaves através dos projetos "Banda Escola", "Orquestra Escola" e "Violão na Escola". Poucos podem ter uma formação básica formalizada, continuada e consistente por falta de escolas públicas de ensino musical. As exceções são o curso de música da UFPI, o curso técnico do Instituto Federal do Piauí (IFPI), antigo Cefet, e da Escola de Música de Teresina.
  • Outros organismos como o Música Para Todos e a Emap (Escola de Música Adalgiza Paiva) são projetos que fazem o papel de oferecer cursos gratuítos mas não conseguem suprir a falta das escolas públicas de música.
Então: seguindo essa tendência, ainda que tarde, a cidade de Teresina realiza o I Festival de Música Instrumental de Teresina, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Teresina através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves que há vinte e cinco anos fomenta as artes em Teresina-Pi.
  • O importante é que a cidade que já faz muito pela música através de diversos projetos e iniciativas, sendo exemplo regional, percebe que um festival de música é uma excelente oportunidade para promover a difusão e o ensino de música para todos.

Um comentário:

  1. parabéns maestro rocha que esse ano seja repleto demais felicidade para nós ( orquestra de união) que DEUS nos ilumine para que possamos aprender muito mais um abraço para todos AMANDA SOUSA GOMES 10 de janeiro de 2012 Brasília DF.

    ResponderExcluir