- A Banda de Música do 25º Batalhão de Caçadores foi criada em 16 de abril de 1918, através de portaria do Ministério da Guerra, que autorizou a aceitação de voluntários músicos para a formação de bandas e fanfarras em diversas unidades do exército.
Em 31 de agosto de 1918, foi designado “ensaiador voluntário”, o mestre Pedro Silva, que, com muita determinação deu os primeiros passos para a formação da Banda de música adida ao 25º Batalhão de Caçadores.
Desde então a Banda de musica vem atuando no cotidiano do batalhão, legando seu espírito de vibração às diversas formaturas e solenidades e atuando também nas outras unidades quem compõem a Guarnição Militar de Teresina, além de prestar seus valiosos serviços a comunidade de um modo geral, sendo assim um veículo difusor de cultura e comunicação social entre a força terrestre e o povo piauiense.
Em seu vasto repertório incluem-se peças eruditas de elevado nível técnico, musicas populares de todos os gêneros e épocas, além dos tradicionais dobrados, hinos e canções, inerentes ao cerimonial militar do exército e a marcialidade de suas tropas.
Atualmente tem como mestre o Ten Benedito Gonçalves Filho.
- Historicamente a banda do 25 BC (como é mais conhecida), tem sido responsável pela realização de muitos intercâmbios musicais entre os músicos locais e outros músicos brasileiros que por ali passaram. Dentre os mestres e contra-mestres que à conduziram ao longo de sua história, podemos destacar: mestre Brigada Aristides; mestre Seguins; mestre Cariús; mestre Gonzaga; mestre Humberto; mestre Bruno; mestre Clessio; mestre Demerval; dentre outros.
Vidéo realizado em agosto de 2007, por ocasião das comemorações do dia do soldado com a Banda do 25 BC e músicos convidados da cidade de Teresina-Pi. [Regencia: Rocha Sousa; Solista: Emyllia Santos; Música: Saxofone Porque Choras].
Nenhum comentário:
Postar um comentário