- Este post foi originalmente publicado no bloger de Laura Macêdo em novembro de 2008. Tomei a liberdade de publicá-lo novamente dando os devidos créditos a sua pesquisadora. Nele a Laura faz um resgate e uma justa homenagem ao chorinho piauiense, destacando os músicos e grupos de choro que atuavam na década de 70 e os que atuam no presente.
O Choro já tem quase 150 anos de história e o notável é que continua como um vulcão em ebulição, irradiando lavas férteis nas novas gerações e, com isso, assegurando, felizmente, pelos séculos vindouros safras cada vez melhores de músicos e apaixonados divulgadores do Choro.
- Documentário sobre história evolução do choro no Brasil realizado em 1974.
- Da dir para esq: Benedito Gomes da Silva (ritmo), Carlos Guedes da Silva (cavaquinho e violão), Raimundo Lopes Ferreira (ou Raimundo Elisário - violão convencional), José Maria Doudement (violão 7 cordas), Bruno do Carmo (violão/guitarra/bandolim/cavaquinho), Simplicio de Moraes Cunha (clarinete/saxofone), José Lopes dos Santos (flauta/saxofone).
Nessa apresentação em Brasília foram incorporados ao grupo o trombonista e trompetista José de Ribamar Isidório Soares e o ritmísta João de Deus Silva, também cantor, passando de sete a nove os componentes da Turma do Chorinho, como demonstra a foto abaixo.
Na coluna de trás: Benedito e João de Deus; no centro: Raimundo Elisário, Bruno. Doudement e Guedes; na frente: Ribamar, Simplício e Zé Lopes.
Com cinco anos de existência, o Trombone & Cia permanece praticamente com a mesma formação, tendo ocorrido apenas duas alterações. Há no grupo uma grande diversidade de faixa etária, variando entre 19 e 74 anos, favorecendo uma riquíssima troca de experiências entre seus integrantes. Hoje o Trombone & Cia conta com a seguinte formação:
- Vando Barbosa (Trombone/Flauta Doce); Mestre Colombo (Violão, Bandolin e Cavaquinho); Raniel Santos (Saxofone); Beto (Cavaquinho); Marcel Régis (Violão 7 Cordas/Cavaquinho); Tuca Maia (Baixo); Wilmar Barbosa (Flauta); Alexandre (Surdo); Wesley (Pandeiro).
- Festival Artes de Março; Festival de Bandas de Teresina; Salão Internacional de Humor do Piauí; Festival de Inverno de Pedro II; Salão do Livro do Piauí; Semana Cultural Possidônio Queiroz, em Oeiras - PI; Festival Mel, Chorinho e Cachaça, em Viçosa - CE; I Semana Fontes Ibiapina , em Picos - PI; Projeto Nação Piauí, em Brasília; II Festival de Música Instrumental do BNB, em Fortaleza - CE; III Festival Nacional do Choro do Rio de Janeiro - RJ e I Festival do Choro de Teresina.
O Grupo Trombome & Cia, como a grande maioria dos grupos musicais, infelizmente conta com reduzido apoio das instâncias culturais do Piauí, nas esferas estadual e municipal. Mas o amor/paixão à arte de tocar e encantar prevalece nesses excelentes músicos que, aos "trancos e barrancos" mantêm viva a chama do Choro.
PALMAS PARA O CHORINHO PIAUIENSE!!!!!
Por Laura Macêdo
Fontes de Pesquisa:
- "A vida e seus caminhos... ", 2º vol, de José Lopes dos Santos(um dos integrantes da Turma do Chorinho, já falecido).
- Depoimentos colhidos com os integrantes do Trombone & Cia.
- Fotos e observações pessoais de quem curte e marca presença todas as 5ª feiras, no Clube do Choro de Teresina.
O Vidéo abaixo apresentado no programa "RECONTAR" da Tv Assembleia (PI) no ano de 2009, serve para ilustrar este trabalho de pesquisa da Laura Macêdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário