terça-feira, 1 de setembro de 2009

A Banda de Música e Os Desfiles Cívicos

Banda do 25 Bc - Teresina-Pi
  • A vida urbana moderna nas cidades reservou com certeza um lugar para o som das bandas de músicas em muitos momentos, dentre estes: nos desfiles cívicos do dia 07 de setembro; e tantos outros, como inaugurações, procissões e missas, e outros de pura folia, como as “bandas” carnavalescas e de rua.
Erroneamente associados ao período militar brasileiro - que não criou, mas apenas incentivou eventos desta natureza - os desfiles cívicos parecem, não ter perdido a enorme popularidade de que gozavam há várias gerações.
Por exemplo, durante o período do Estado Novo, 1937-1945, houve uma preocupação do governo Getúlio Vargas em estimular o sentimento patriótico nas escolas e agremiações civis. O aspecto mais incisivo desta prática na área musical foi a organização, a cargo do maestro Heitor Villa-Lobos - compositor, didata e maior expoente da corrente nacionalista na música brasileira - dos Orfeões.
O fim do Estado Novo e do movimento orfeônico deixou um vácuo que foi parcialmente preenchido pelas Bandas de Músicas, agremiações musicais de inspiração européia cuja tradição entre nós remonta desde o Império. Estas passaram a encabeçar os desfiles cívicos, observados em várias datas, mas, concentrados no dia da Independência do Brasil, 07 de setembro.
Com o surgimento do rádio e a indústria de entretenimento a banda deixou de ser a principal alternativa de entretenimento, mas nunca deixou de ser uma séria alternativa de afirmação musical na vida das cidades.
Um exemplo é a Prefeitura de Teresina que utiliza a banda de música como elemento de formação de jovens através de um Projeto de Bandas-Escolas que mantém 23 bandas em diversas localidades da cidade. Em muitas outras cidades brasileiras o movimento de bandas tem crescido muito, principalmente pela força da cidade e das comunidades.
  • No estado do Piauí, hoje existem cerca de 70 bandas em funcionamento segundo dados da FEBEPI (Federação de Bandas do Estado do Piauí). Dentre estas estão: Banda de Música da Polícia Militar do Piauí (1875); Banda de Música Municipal de Parnaíba (1898); Banda de Música Municipal de Barras do Maratoan (1911); Banda de Música do 25 BC na cidade de Teresina (1918); Banda de Música Municipal de Picos (1942); e a Banda Sinfônica Municipal 16 de Agosto da cidade de Teresina (1968).
A título de esclarecimento, convenciona-se que as bandas de músicas são grupos instrumentais compostos exclusivamente por instrumentos de percussão, instrumentos de sopros de metal e instrumentos de sopro de madeira. As bandas diferenciam-se das orquestras (além, é claro, da finalidade diversa) pela ausência de instrumentos de cordas.
  • Vidéo com desfile do Comando Militar do Sul ao som do Dobrado Batista de Melo.

5 comentários:

  1. O locutor é um velho amigo da FAB e a banda na verdade é uma reunião das Bandas da PE, cavalaria, Banda da BACO (na qual fui musico por 16 anos) e Brigada Militar banda da Ajudancia.
    Sepé Tiarajú
    Maestro - Produtor Musical
    OMB - 22.579

    ResponderExcluir
  2. De: Silvio, da banda do 25° BC..... p/ Rocha Sousa
    Tá muito bom este Blog Maestro Rocha....
    Meus parabéns e feliz Ano Novo a vc e sua digníssima família............
    Um Abraço.....

    ResponderExcluir
  3. O QUE POSSO DIZER SENÃO ISTO. A BANDA DE MUSICA É OP ORNAMENTO ESSENCIAL DAS COMUNIDADES DE TODAS AS CIDADES.NO BRASIL E NO MUNDO. DELAS SOU APAIXONADO, HÁ MEIO SECULO CO0MO RADIALISTA, AS EXIBO PRIMEIRO ATRAVÉS DO RADIO, AGORA NO YOUTUBE, CANAL RADIALISTA ZAIR CANSADO, ONDE AGUARDO SUAS VISUALIZAÇÕES.NO PORTAL BRASIL SONORO,ENCONTRARÃO LINDO DOBRADO COMPOSTO PELO MESTRE JOAQUIIM NAEGELE EM 1978, COM MEU NOME.AS BANDAS SÃO A ALMA DOS POVOS. IMOPRTAIS.

    ResponderExcluir
  4. ESPERO A VISITA DE TODOS AO CANAL RADIALISTA ZAIR CANSADO,, NO YOUTUBE, COM MUITAS BANDAS E DOCUMENTARIOS.MEIO SECULO DE DEDICAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. MINHA GENTE BOA, IDEALISTA,PATRIOTA,PEÇAM Á EMPREWSA BRASIL DE COMUNICAÇÃO(EBC), EM BRASILIA. QUE DÊ AO RADIALISTA ZAIR CANÇADO, UM DOS FUNDADORES DA RADIO NACIONAL DE BRASÍLIA,A CHANCE DE IR PARA A NACIONAL DO RIO APRESENTAR O SEU FABULOSO PROGRAMA DAS BANDAS DE MÚSICA.,COM O GRANDE ACERVO MUSICAL QUE POSSUI.OBRIGADO A TODOS.

    ResponderExcluir