terça-feira, 14 de julho de 2009

Centro de Educação Musical do Mocambinho: completa 20 anos


  • O Centro de Educação Musical do Mocambinho (CEM-Mocambinho), completou no mês de abril 20 anos de atividades ininterruptas. Alunos, professores e a comunidade do mocambinho têm muito a comemorar. São vários alunos que saíram de suas salas e ingressaram no mercado profissional e em faculdade de música levando consigo uma boa base de conhecimento ali adquiridos.

A criação dos escolões municipais da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT), em 1989, possibilitou a rede pública municipal de ensino, ofecerer aos alunos destas escolas municipais de tempo integral, um novo modelo de ensino diferenciado, que além do ensino fundamental, complementa a carga horaria com cursos e oficinas de iniciação profissional em diversas áreas, com uma estrutura jamais oferecida pelo sistema.

  • O criador deste modelo de escola na cidade de Teresina foi o professor Wall Ferraz. Prefeito de então da cidade, Wall teve a feliz idéia de criar escolas de tempo integral na década de 80, ao perceber que em torno das comunidades mais carentes da cidade, muitas crianças e jovens viviam ociosas, sem ter condições de estudar, e sem oportunidade de acesso a uma profissionalização.

O Centro de Educação Musical do Mocambinho (CEM-Mocambinho), iniciou suas atividades em 1989, aparti da inauguração do Escolão do Bairro Mocambinho, complementando a carga horária dos alunos daquela escola, com cursos de iniciação profissional voltados para a area musical. Dentre os cursos oferecidos a época da instalação do CEM-Mocambinho, tinhamos: flauta doce com o prof. Silvan, coral com o prof. Pedro e o curso de iniciação musical através de instrumentos de bandas com o prof. Rocha Sousa, que com seus vinte e cinco alunos da primeira turma, formou nas aulas de prática de conjunto a banda de música da escola.

  • Aparti de 2001, a Banda do CEM-Mocambinho (Banda do Escolão Mocambinho), também passa a integrar as atividades da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC), através do Projeto Bandas-Escolas da PMT. O referido projeto é responsável pela política de ensino e difusão musical de todas bandas-escolas mantidas pela PMT.

Em 2009 o CEM-Mocambinho, completa 20 anos de plena atividade, com o apoio e estrutura da própria escola (Escolão Mocambinho), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), e da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC). O Centro atende 110 alunos oriundos da própria escola e da comunidade, distribuídos nos cursos de violão, guitarra, teclado, baixo elétrico, flauta doce e instrumentos de banda de música. Os cursos são livres e práticos tendo uma duração média de três anos.

  • O Corpo Docente é composto por professores experientes: Rocha Sousa (tubas, bombardinos e trombone); Vitalino (teoria, saxofones e clarinetes); Leone (teoria, trompas e trompetes); Barroso (violão e guitarra); Keroline (violão e baixo eletrico); Daniel (bateria e percussão); Ubiratan (secretário).

Diversos grupos formados nas práticas de conjunto do CEM-Mocambinho estão aptos a apresentarem-se nos eventos da escola, da comunidade e da PMT, são eles: Banda de música Luiz Santos (Rocha); Banda de música Luiz Gonzaga (Vitalino); Grupo de Musica Popular (Keroline); Grupo de Violões (Barroso); Big Band (Leone).

  • O CEM-Mocambinho tem se destacado pela revelação de grandes talentos musicais que hoje são referencias obrigatória no mercado da música profissional em nossa região, são eles: Saxofones (Jardel, Person, Micael, Melke, Darciel, Raniel, Emylia Santos, Marcelo, João Filho, Wesley, Josué, etc.); Trombones (Vando, Emanoel, Edson, Humberto, Cristiano, Leone, Leonan, Junior, etc.); Trompetes (Pedro Henrique, Paulo, Branco, Hiderlan, etc.), dentre outros.

O CEM-Mocambinho completa 20 anos com uma marca consolidada de ser uma escola de música onde crianças do povo: negras, mulatas, amarelas, pardas e brancas, aprendem a tocar como profissionais.

  • Video feito no Centro de Educação Musical do Mocambinho para o Projeto Bandas-Escolas da PMT concorrer o Prêmio Piauí Inclusão Social 2008.



Nenhum comentário:

Postar um comentário