quarta-feira, 15 de julho de 2009

Os Clubes Sociais Teresinenses

Iate Club Teresinense
  • Gostaria neste post, ainda que brevemente, refletir sobre uma das principais mudanças ocorridas nos últimos vinte anos no meio do mercado de entretenimento cultural da cidade de Teresina, que é o esvaziamento de seus clubes sociais. Vamos tentar dizer algo sobre o que essa mudança tem significado para o nosso mercado de trabalho.

Durante muito tempo os clubes sociais de Teresina eram os responsáveis pela realização dos principais eventos da nossa cidade. Eventos estes, onde as famílias se reuniam com muita elegância para se divertirem e exibirem seu luxo com muito glamour. Hoje, infelizmente para centenas de trabalhadores que vivem da atividade musical em nossa cidade, a situação dos clubes sociais é muito diferente, a maioria entrou em decadência e não conseguem promover nem mesmo os tradicionais bailes durante o período de carnaval.

  • Na verdade, muitos dos fatores que motivaram o esvaziamento dos clubes sociais têm sido compreensivamente discutidas no meio artistico musical, de modo que assim não necessito aqui descrevê-las detalhadamente.

A decadência dos clubes sociais em nossa cidade, trouxe muitas mudanças na relação do músico com o mercado de trabalho. No passado, vários clubes, onde podem ser citados o River Atlético Clube, BNB Clube, AABB, Clube dos Diários, Clube das Classes Produtora, Jockey Clube, Circulo Militar, Iate Clube, dentre outros, sustentavam financeiramente o mercado de trabalho musical da nossa cidade e região. Em meados da década de oitenta, houve um esvaziamento desses clubes e com isso muitas bandas locais foram falindo, vitimados pela própria atrofia financeira. Com isso, muitos músicos saíram em defesa da própria sobrevivência montando seus próprios grupos através de pequenas formações instrumentais (os famosos esquemas), outros preferiram tocar sozinhos ou a tirar festas sem compromisso com outros colegas, fazendo surgir daí, a famosa figura do músico free-lance, que toca com qualquer um, sem dar exclusividade a ninguem.

Mas eis que surge uma luz no fim do tunel...

  • Apesar da decadência dos clubes sociais, nos últimos anos várias empresas passaram a atuar no setor de entretenimento, promovendo e gerenciando uma grande diversidade de eventos e com isso o mercado da música profissional volta aos pouco responder positivamente e acenar para um crescimento deste setor em nossa cidade.

Vídeo com os Brasinhas, uma banda musical especializada em animar bailes com músicas dos anos 60 e que já animou muitos bailes em nossa cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário