sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O Arranjo Musical [3]


  • Para-se tornar um bom arranjador é necessário um grande conhecimento musical, pois esta atividade engloba muitos elementos diferentes. Para alcançar os objetivos de um bom arranjo, o músico deve dominar aspectos como: criação da base rítmica, contracantos e linhas de baixo (acompanhamento harmônico de base); a criação da base rítmica deve utilizar a métrica e variações de ritmo, tais como a síncope, que caracterizam cada estilo.
"Nanã" [Moacir Santos] Arranjo de Wilson das Neves

A matéria prima de um arranjo é a melodia cabendo ao arranjador a liberdade de hamonizá-la, ritmá-la  e instrumentá-la de acordo com o seu propósito.

"Nanã" [Moacir Santos] Arranjo de Lyrio Panicali

Fazer um arranjo implica em preparar uma composição musical para a execução por um grupo específico. Este grupo pode ser tanto de vozes quanto de instrumentos musicais. O ideal é que façamos o arranjo de modo próprio, ele deve estar adaptado de acordo com o nível musical do grupo. Para isso o arranjador tem que conhecer o grupo, seus pontos fracos e fortes. Resumindo, temos que ter claramente na cabeça "para quem" está direcionado o arranjo.

"Nanã" [Moacir Santos] Arranjo de Moacir Santos

Conhecer a capacidade técnica de quem irá tocar o arranjo, trará ao arranjador uma melhor percepção do que se pode escrever em relação à tonalidade, ao fraseado, aos ornamentos, ao grau de dificuldade de interpretação e todos os fundamentos que poderão enriquecer e embelezar o arranjo.

"Nanã" [Moacir Santos] Arranjo original do autor gravado nos discos "Coisas" 1965 e "Ouro Negro" 2001

A finalidade de se fazer um arranjo pode ser inúmeras, e objetivos estéticos e os conceitos de belo ou agradável não podem ser objetivamente definidos. Pode servir para criar um contraste, não necessariamente mais belo, por exemplo, cenas de terror e suspense precisam de trilhas sonoras que causem um certo desconforto, dentre muitos outros exemplos.

"Nanã" [Moacir Santos] Arranjo do maestro Branco
  • O arranjador deve ser um músico especializado e experiente. Do arranjador é exigido um corpo de conhecimentos que envolve muito da composição musical, com todas as ferramentas e técnicas composicionais habitualmente colocadas à disposição do compositor, das quais ele não pode prescindir ou desconhecer sob o risco de não exercer o domínio sobre o resultado buscado.
O arranjo na música popular sempre desempenhou papel fundamental nos processos de constituição e desenvolvimento desta música, cabendo aos arranjadores responsabilidade tão marcante e decisiva quanto a dos compositores ou intérpretes.

  • Os vídeos desta postagem apresentam a música "Nanã", composição de Moacir Santos com letra de Mario Teles com diferentes arranjos na visão de vários arranjadores. A idéia é passar através dos diversos arranjos uma visão didática de como uma mesma música pode ter diferentes arranjos sem perder sua identidade melódica e estar de acordo com a finalidade que lhe foi proposta. "Nanã" ou "Coisas nº05” é uma música que foi gravada originalmente no disco "Coisas" de Moacir Santos em 1965 e em seguida ganhou o mundo tendo hoje mais de 150 gravações por diversos artistas internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário