terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Música das Procissões


  • "Convocada toda a tripulação, fez-se um enorme cortejo de mais de 1000 homens. “Cantando em maneira de procissão”. Com os estandartes da Ordem de Cristo bem erguidos à sua frente, os homens seguiram até o local “onde nos parecera melhor fincar a Cruz, para ser melhor vista”. Vários índios logo se juntaram à procissão e ajudaram a carregar a Cruz diante da qual se renovaria o Santo Sacrifício do Calvário".

PS. Pero Vaz de Caminha em sua carta relatando o ato que ficou para sempre imortalizado na história como “A Primeira Missa”).

  • A Procissão está presente como manifestação religiosa do povo brasileiro, do primeiro momento do descobrimento por Pedro Alvares Cabral até os dias atuais.

Segundo nos conta o pesquisador Leonardo Dantas, a presença da banda militar no acompanhamento das procissões fez surgir a necessidade da criação de um estilo de marcha próprio a ser executado durante a realização dos préstitos religiosos. Uma marcha que, diferente do dobrado e da marcha militar, fosse mais lenta, permanecendo o seu andamento de 80 a 100 seminimas por minuto.

Um adamento compatível como o passo das irmandades, devotos e seguidores das procissões. Marchas processionais, marcadas pelas pancadas cadenciadas do surdo e o retinir de pratos, como as operas de Verdi (Aida), Mozart (A Flauta Mágica) e Wagner (Os Mestres Cantores).

As chamadas marchas de procissão continuam presentes no repertório das bandas, militares e civis, executadas com garbo durante o acompanhamento dos préstitos religiosos que acontecem em nossas ruas, podendo ser cantadas com acompanhamento da banda ou simplismente executadas no estilo dos dobrados.

  • Gênero de dificil composição, a marcha de procissão tem como seu principal representante no Estado do Piauí, o mestre de banda e compositor Sebastião Simplicio que nos deixou várias pérolas que são bastante executadas pelas bandas da cidade de Teresina. Dentre as marchas de procissão de sua autoria, podemos citar: Dagmar; Sentimental; Santa Cecilia; Bom Jesus dos Passos; Senhor Morto; Gloria ao Cristo Rei, dentre outras.

O Vidéo abaixo apresenta um destes momentos simbolo da fé do nosso povo: a Procissão de Santo Antonio em Campo Maior - Pi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário