Banda PMPI
- A instituição Policia Militar do Estado do Piauí foi criada em 1835 e por questões principalmente de orçamento publico disponivel, somente teve efetivado a criação de uma banda de música em seus quadros em 1875 a parti da transformação da banda de música do Internato Artistico da capital (ex-banda Lira dos Educandos Artificies) em banda de música da corporação. Toda tradicão musical de décadas das banda de música civis que lhe antecederam foi incorporada pela Banda da PMPI, o que a faz ter uma relação histórica com a música no Piauí de pelo menos 160 anos de tradição. É uma instituição musical consolidada históricamente mas, que é pouco valorizada pelos orgãos culturais do Estado do Piauí.
Criada em 17 de julho de l875, conforme lei Nº 909 no governo de Delfino Cavalcante de Albuquerque, em princípio foi denominada de Banda de Música do Corpo de Policia da Provincia do Piauí, depois passou a ser Banda da Força Pública do Estado e somente mais tarde veio a nomeclatura "Banda de Música da Polícia Militar do Piauí".
Sua história tem inicio em 1848 na cidade de Oeiras - Pi como banda do estabelecimento dos Educandos Artífices e mais tarde, depois de uma rápida passagem pelo Internato Artistico da Capital, em 1875 foi transformada em Banda de Música do Corpo de Policia. Embora tenha sido transformada em uma banda militar, convivendo a parti de então em ambiente de caserna, a banda de música da PMPI não perdeu sua vocação social e continuou atuando como faz até hoje em meio a sociedade, animando suas festividades sociais e religiosas, fazendo parte da vida das pessoas em seus momentos mais solenes.
OS MESTRES DA BANDA PMPI AO LONGO DE SUA HISTÓRIA
Organizamos nesta pesquisa um resgate histórico inédito dos maestros que foram responsavéis pelas ações da Banda PMPI ao longo de sua história. A lista obedece uma ordem cronologica a medida que os maestros foram se sucedendo no decorrer de sua história como seus legítimos maestros regentes:
- Ten Pedro Sanches, maestro fundador da banda (1875);
- Ten Pedro Alcantara Filho, maestro que há conduziu do final do sec. XIX ao inicio do sec. XX;
- Ten Cornélio Pinheiro, maestro que há conduziu na década de 10 do séc. XX;
- Cap Tomaz Pedreira, maestro que há conduziu na década de 30 do séc. XX;
- Cap Sebastião Simplicio, maestro que há conduziu década de 50 do séc. XX;
- Cel Luiz Santos, maestro que há conduziu na década de 60 do séc. XX;
- Cel Elizeu Nascimento, maestro que há conduziu na primeira metade da década de 70 do séc. XX;
- Cap João Aguiar Costa, maestro que há conduziu na segunda metade da década de 70 do séc. XX;
- Cap Simplicio de Moraes Cunha, maestro que há conduziu na primeira metade da década de 80 do séc. XX;
- Cap Raimundo Nogueira, maestro que há conduziu na segunda metade da década de 80 do séc. XX;
- Cap Alziro Rosa, maestro que há conduziu na segunda metade da década de 80 do séc. XX;
- Ten José Elton OLiveira, maestro que há conduziu na primeira metade da década de 90 do séc. XX;
- Cap Gonsalo Rodrigues Nobre, maestro que há conduziu na segunda metade da década de 90 do séc. XX;
- Ten Atenor Aguiar Teixeira, maestro que há conduziu na transição do sec. XX para XXI;
- Cap Sebastião de Freitas Cunha, maestro que há conduziu no inicio da primeira década do séc. XXI;
- Cap Isácio dos Santos, maestro que atualmente há conduz.
Video com apresentação da Banda PMPI no XVII Festival de Bandas de Teresina realizado em novembro de 2009.
Parabens a esta briosa banda de música,bem como tambem na pessoa de seu mestre,Cap Isácio. Isso nos orgulha muito embora estar muito tempo fora deste rincão(morando em Macapá-AP),sou nascido no torrão piauiense e toco tuba no Exército brasileiro
ResponderExcluirolá estou fazendo um tcc na uespi curso de historia. sobre uma banda de fanfarra, Banda Nova euterpe de Amarante PI nas decadas da ditadura militar. gostaria de saber se vc tem artigos sobre as praticas de relação entre as bandas militares ou de fanfarra e a ditadura no contexto piauiense! ou o que poder me ceder sobre bandas e ditadura. ass. luis paulo rodrigues
ResponderExcluir