quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Banda Sinfônica 16 de Agosto de Teresina

Banda Sinfônica 16 de Agosto

  • Criada em 11 de setembro de 1968 na administração do prefeito Jofre do Rêgo Castelo Branco, com um efetivo de 17 músicos. A banda teve como seu primeiro regente o mestre de banda e militar aposentado da PMPI, o Sr. Jorge Tavares da Silva.
É uma corporação musical por onde já passaram grandes músicos e mestres que prestaram seus serviços contribuindo para o engrandecimento desta briosa banda de música, dentre eles os mestres: Jorge Tavares, seu fundador; Luis Santos, que a conduziu em momentos de glória em festivais nacionais; e João Aguiar Costa mais recentemente. Em sua primeira formação era composta por músicos aposentados da PMPI.
  • Representou o Estado do Piauí em 1977 no Concurso Nacional de Bandas de Música na cidade do Rio de Janeiro organizado pele Rede Globo de Televisão e a FUNARTE. Na oportunidade a era conduzida pelo maestro Luiz Santos. Em 1978 representou novamente o Piauí na cidade de Belém (Pa) em outro festival organizado pele FUNARTE.

Banda 16 de Agosto (foto 1987)
  • Em 2008, ao completar 40 anos de existência, sob a administração municipal do Prefeito Silvio Mendes, do Professor José Reis Pereira na FCMC, direção musical do maestro Antônio Marmos Linhares e coordenação do maestro Rocha Sousa, a banda atinge uma das suas maiores conquistas, ganhando novos instrumentos e novos conceitos de organização. Com a aquisição dos novos instrumentos, a banda passa a ter uma instrumentação de banda sinfônica, estando os naipes das madeiras, dos metais e da percussão representados na sua integridade, totalizando 63 músicos.


11 comentários:

  1. Maestro Rocha Sousa...
    Nem tudo pode ser conforme queremos. É preciso saber esperar. Paciência também é conquista, fruto de disciplina, demonstra maturidade e sabedoria. Ninguém constroi um edifício sem antes fazer o projeto, preparar o terreno e executar as fundações. Nosso pensamento é fôrça viva e atuante. O que hoje Vocêmentalizamos, amanhã, com certesa .acontecerá. Maestro, você é um pesquisador, um estudioso da nossa cultura musical, da nossa arte como um todo. Nós músicos, temos muito a te agradecer pelo seu trabalho de pesquisa e estudiosa que é de tudo que acontece com a arte musical. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Digníssimo Maestro, vc parece um homem inteligente, mas parece que sua vaidade é maior que sua inteligencia, e essa vaidade vai destruir seu histórico,vc esta na contramão do maior movimento musical da historia do nosso estado, seja coerente pois a historia é um trator que não encherga quem a ignora. não seja o Collor da musica do Piauí.

    ResponderExcluir
  3. Maestro Rocha, Mais uma vez quero parabenizá-lo pelo trabalho incansável na divulgação da música piauiense e, em especial, das nossas Bandas / Orquestras. Abraços. Laura Macedo.

    ResponderExcluir
  4. Alguem ai conhece o Raniere que toca sax tenor na Banda 16 de Agosto??? Pois faz 18 anos que nao temos contato, pois sou saxofonista tambem e hoje moro em Sao Paulo e perdemos contato. Alguem podendo me ajudar, agradeço de coração!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. olá o pessoal da BANDA PIMENTA LATINA. o raniere trabalha no palacio da musica de segunda a sexta o telefone de la é (86)32157848

    ResponderExcluir
  6. Ao Anônimo Sep 29, 2011 06:14 AM

    http://maestrorochasousa.blogspot.com/2011/09/dificil-e-necessaria-auto-critica.html

    ResponderExcluir
  7. Estimo muito o trabalho da Banda Sinfônica de Teresina na pessoa de seu maestro Linhares e seus músicos. Parabéns a música piauiense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maestro Rocha Sousa, sabemos que vc é realmente um admirador da Banda Sinfônica de Teresina 16 de Agosto,e também eu, mais do que ninguém, sei o quanto vc foi importante para que tudo isso se tornasse realidade. Eu e os músicos que dela fazem parte somos gratos por tudo. Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Maestro Rocha Sousa, percebe-se o quanto o senhor gosta da Banda 16 de Agosto, pelo simples fato de ao invés de comprar instrumentos descentes pra a banda, comprar instrumentos de quinta categoria para uma "BANDA SINFÕNICA" supostamente profissional, e gastar boa parte da verba de instrumentos novos da 16 de agosto com instrumentos pra bandinhas infanto-juvenis da Monsenhor Chaves, e contratando músicos que não sabem nem ler partitura, só na camaradagem, se a banda 16 de agosto está quase destruída hoje em dia, você também teve sua parcela de culpa. Nossa música está em boas mãos não acha? :(
      O Que você tem a dizer?

      Excluir
  8. olá maestro sou musico e aprecio muito o seu trabalho como musico. pessolhe que me informe onde eu consigo o arranjo para banda da valsa momentos felizes. ficarei muito grato por me responder.

    ResponderExcluir
  9. Jackellynne Aquino30 de junho de 2015 09:09

    Alguém sabe o sobrenome do Vitorino um dos integrantes da banda 16 de agosto, ele é meu padrinho e quando eu o ví pela ultima vez eu ainda morava em Teresina e eu ainda era uma criança, e hj tenho curiosidade em reencontra-lo. Se alguém tiver algum contato dele por favor pode me manda na minha página do face JACK Maquiagens E Penteados, agradeço desde já pela atenção !!!

    ResponderExcluir