domingo, 25 de outubro de 2009

Música é Festa; é Competição!


  • Este final de semana estive em Belém - Pa, para participar como jurado do III Campeonato Paraense de Bandas. O evento organizado pela Associação Musical da Amazônia (AMA), que é presidida por Jorge Sales, contou com 52 corporações musicais de vários municipios do Pará que buscavam dentro de diversas categorias, vagas para participar do XVII Campeonato Nacional de Bandas organizado pela Confederação Nacional de Bandas (CNBF).

Quero parabenizar as corporações musicais que participaram deste concurso e desejar boa sorte para as vencedoras que conquistaram a oportunidade de ir mais longe em busca de seus sonhos. Quero também parabenizar aos organizadores desse evento juntamente com todo seu corpo de jurados (Armando, Lobato, Jesus, etc), que juntos, dividimos a responsabilidade de julgar as apresentações das corporações participantes dentro de vários aspectos, conforme prevê o regulamento da competição.

Esse trabalho desenvolvido atualmente pelas associações e federações de bandas brasileiras, prima pela qualidade técnica das bandas e já se refleti no desenvolvimento cultural da música instrumental brasileira. As bandas que participam destas competições têm a preocupação de tocar cada vez melhor exigindo o máximo de seus componentes na busca pela perfeição em suas apresentações. O resultado, é uma melhoria técnica na formação dos jovens músicos que participam deste movimento que estarão mais preparados para o mercado de trabalho.

No Piauí, este trabalho começou desde de 2007 com a criação da Federação de Bandas do Estado do Piauí (FEBEPI), e a realização do I Campeonato de Bandas do Estado do Piauí, realizado em junho de 2008 com o apoio da Prefeitura de Teresina através da Fundação Monsenhor Chaves (FMC) e da Secretaria municipal da Juventude (SEMJUV). O resultado foi excelente, a ponto daquelas pessoas que realmente fazem o movimento de bandas em nosso Estado, compreenderem a sua importancia para sobrevivência da nossa tradição musical.

Agora, novamente, em dezembro de 2009, estamos organizando através da FEBEPI, para os dias 19 e 20, a realização do II Campeonato de Bandas do Estado do Piauí. Desta vez estamos quase sozinhos (sem os apoios), mas não vamos desistir. Reconhecemos que estamos mudando a nossa própria história, basta ver a visibilidade e o respeito que o movimento de bandas do estado do Piauí tem ganhado nos últimos anos dentro do cenário musical regional e nacional.

  • Hoje é bastante notório a melhoria do desenvolvimento técnico dos novos músicos de sopro e percussão disponíveis no mercado musical local.

Sabe quem é o responsável por essa melhoria?

  • Resposta: As nossas BANDAS DE MÚSICA.

As bandas são polos descentralizador de arte e cultura, que deve chegar a todos, cada vez em melhores condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário