quarta-feira, 17 de junho de 2009

Luizão Paiva: "The Piano Jazz"


    Maestro Luizão Paiva

  • Luizão Paiva é considerado um dos maiores pianista de jazz do Brasil. Seu som ao piano é inconfundivel, tem muito swing e uma pegada com características, comparavel aos grandes pianistas de jazz internacional. Tem uma técnica apurada, que demonstra leveza e precisão em todos os ritmos.

Algumas das palavras que os definiriam são: devoção, seriedade, e amor à arte. O pianista jazzistico Luizão Paiva, o maior músico que apareceu na história da música piauiense na segunda metade do século passado, é um músico de uma categoria excepcional, que ganhou prêmios tocando música erudita e ganhou prêmios tocando jazz: um músico que não apela... Teve um pai que era um grande incetivador e uma grande professora de piano na infancia, sua avó Adalgiza Paiva que ensinou pra ele os verdadeiros valores que o definem e o acompanham até hoje.

Nasceu em uma época em que a música americana predominava no nosso rádio e no cinema, e as pessoas não aprendia a dançar com o lixo musical que existe hoje, mas com Glenn Miller, Tommy Dorsey, Harry James, Artie Shaw, Benny Goodman e daí pra fora... Na música brasileira de então havia um número enorme de músicos naquela época, porém quando começou a tocar profissionalmente a bossa nova já havia assumido o comando da música brasileira. Entrava em voga o estilo da bossa nova instrumental, que era um misto de jazz com música brasileira. Foi neste cenário que surgiu o pianista jazzistico Luizão Paiva.

  • Pianista, maestro, arranjador e compositor, Luizão Paiva toca piano desde os seis anos de idade e começou seus estudos de música com sua avó, Adalgisa Paiva, que fora aluna de Villa-Lobos. Estudou por vários anos na escola Pró-Arte no Rio de Janeiro e seguiu para Berklee College of Music, em Boston, EUA, onde se graduou em música (composição, arranjos e performance). Durante sua permanencia em Boston apresentou-se em vários clubs de jazz e recebeu da Berklee College of Music o prêmio Lennie Johnson, por mérito musical.

Como pianista jazzitico, integrou vários grupos de bossa e jazz no Brasil e no exterior. Compôs a trilha sonora de abertura da 1ª versão da novela “Roque Santeiro” e trabalhou com Chico Buarque e Dori Caymmi na peça “Gota d’água”, tendo tocado ainda com músicos como Robertinho Silva, Sivuca e Paulo Moura, além de cantores como João Bosco, Jamelão, Bibi Ferreira e a família Caymmi. Partiu para a carreira instrumental solo com o lançamento dos CDs “Avoante” e “Piauí”. Atuou também como professor de música para masterclass no Rotterdam Conservatorium, na Holanda, onde ministrou cursos de música brasileira.

Depois de 30 anos pelo mundo, voltou a Teresina, e em 2002, montou a Escola de Música Adalgiza Paiva (EMAP) na UFPI, introduzindo a música popular jazzistica no curriculo de ensino da mesma, criando assim um novo modelo pedagogico de ensino musical que aos pouco vem sendo adotado por outras escolas brasileiras.

  • Se você gosta de ouvir bons pianistas de Jazz, você precisa ouvir o maestro Luizão tocar.

O seu som, é pra quem gosta de viajar musicalmente, ele é econômico nos improvisos, sofisticado nas escolhas melódicas. Depois de escolhida as bases melódicas vem algo melhor, que é o seu tratamento obsessivo ao explorar musicalmente as possibilidades harmonicas do tema. Luizão é um músico comparavel ao grande pianista Bill Evans, um gênio na arte de improvisar.

  • Assista a seguir um vidéo com entrevista do maestro Luizão Paiva exibida no programa Tudo de Bom da Tv Cidade Verde de Teresina-Pi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário