- Dia 16 de julho de 2009, às 20:30h em Campinas (SP), a Orquestra de Câmera da UNICAMP, com regência de Simone Menezes, fez a estréia do Concerto Para Euphonium e Orquestra de Cordas do Compositor Beetholven Cunha.
Conheci o maestro Beetholven Cunha há mais ou menos cinco anos, quando fui convidado a participar de um evento no Conservatorio Fortes das Artes em São Paulo. Vários músicos e regentes de diferentes partes do Brasil estavam no evento, que treinava, principalmente, mestres de banda para trabalhar com banda de música em projetos sociais. Nesta época o maestro Beetholven regia uma banda de jovens pobres de diferentes partes de São Paulo, educados pelo próprio maestro, através do projeto "Guri", um destes projeto com preocupação social e que ele tinha um grande prazer em participar.
Nosso contato naquele momento possibilitou uma futura amizade e a oportunidade de trabalharmos juntos na cidade de Teresina. Não tenho dúvidas que sua vinda para nossa cidade tem contribuido muito para o crescimento musical deste lugar. Sei de seu entusiasmo, de sua responsabilidade e de seu compromisso como mestre e compositor que é.
- Eu comecei a admirar muito o maestro por sua postura em relação à música. Geralmente, grandes maestros não são favoráveis à junção da música erudita com outros estilos. Na verdade, existe um grande preconceito por parte deles, muitos desprezam outras maneiras de expressão musical. O maestro Beetholven não. Ele é muito aberto a novos experimentos, mantendo a classe e a técnica da música erudita, mas sempre buscando novos caminhos.
- Beetholven Cunha é professor, bacharel em composição e regência, instrumentista, compositor e arranjador. É regente de grupos da EMAP – Escola de Música Adalgisa Paiva e tem obras executadas pelo mundo a fora, em países como Áustria [Viena], Itália [Milão], Suíça [Zurique], Líbano [Beirute] e Portugal.
Vídeo realizado com o Maestro Beetholven Cunha no I FESTIVAL INTERNACIONAL DE METAIS CARLOS GOMES, regendo sua composição: "Intervenções Sonoras" executada por bolsistas do Brasil, Argentina, Chile e Peru. Campinas / São Paulo em julho de 2009.
muito bom, finalmente chegamos ao seculoXX
ResponderExcluir