quinta-feira, 11 de junho de 2009

Reginaldo Carvalho: O Maestro-filósofo

Maestro Reginaldo Carvalho


  • “O som é a expressão das leis da natureza na sua relação com o sentido da audição”.
Nesta sentença estão presentes principalmente a idéia de que existem leis naturais, das quais obtemos os diferentes tons, e a noção em relação ao seu uso nas criações musicais.

A partir dessas idéias iniciais, o maestro-filósofo Reginaldo Carvalho tem ensinado que, é importante ter sempre em mente um modo peculiar de vê a arte musical. Dessa concepção ele desenvolveu uma teoria musical onde a música deve ser entendida como a forma pela qual a natureza age através do homem.

Por sua teoria a música leva em conta os fenômenos acusticos para produzir efeitos estéticos e se define como: o domínio e articulação do som, elemento composto de infinitos harmônicos, presente desde sempre na natureza, e do qual o homem se utiliza a partir da descoberta de suas diversas qualidades.

Traduzindo: assim como faz o pintor em sua tela, utilizando-se das tintas, das cores, das formas, do espaço, elementos naturais que constituem a matéria-prima de seus quadros, o músico também cria e executa composições partindo sempre da própria natureza que lhe dá como matéria os tons, timbres e intensidade dos sons, além do tempo, trabalhado na pulsação e no ritmo.
  • "A arte musical nada mais é do que, a expressão de leis da natureza realizadas pelo homem".
Desde de sempre, a música é uma expressão das leis da natureza, isto não é novidade. O novo, é uma abordagem teorica desta arte que considere essa concepção.
  • Reginaldo Carvalho tem o mérito de ser o primeiro compositor brasileiro a trabalhar com música eletroacústica. Suas primeiras obras datam de sua estada em Paris com bolsa obtida por influência de Villa-Lobos. Foi diretor do Instituto Villa-Lobos, que na época se transformou num importante centro para a prática da música experimental no Brasil. É atualmente professor aposentado da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Teresina onde reside e continua suas pesquisas.
Mais Sobre Reginaldo Carvalho:

4 comentários:

  1. o maestro reginaldo carvalho é, sem dúvidas, uma das pessoas que transformaram teresina naquilo que ela é. ele plantou a semente de se pensar sobre a música e ensinou a se ter amor a ela... ele vivia a música e imaginava histórias fantásticas de harmonias e melodias que só eram plenamente compreensíveis a ele mesmo. é disso que fala o poeta olavo bilac quando diz que "só quem ama pode ter ouvidos capazes de ouvir e entender as estrelas...". parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Olá sou de Guarabira-PB e estou numa grande pesquisa sobre Reginaldo Vilar de Carvalho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Carlos, sobre o que está pesquisando? Talvez possa ajudá-lo. Qualquer necessidade, entre em contato (silvladimir@gmail.com)

      Excluir
  3. Fui aluna dele na disciplina Cultura Popular. Um grande intelectual, um dos maiores do Brasil.

    ResponderExcluir