sexta-feira, 19 de junho de 2009

Tenente Maestro Elton, "Meu Mestre"

Banda Parque da Cidade (1993), Regência - Maestro Elton; Contra-Mestre - Rocha Sousa

Comecei meus estudos musicais na cidade de Teresina em 1987, aos 19 anos, com o Maestro Elton Oliveira. As aulas aconteciam na banda da Policia Militar e em sua residência no bairro Mocambinho, zona norte de Teresina. Depois de passar pela prova do abc musical, uma cartilha de sua autoria preparada com lições de teoria e leitura musical, ele me entregou um instrumento musical para estudar: um saxofone.
Quando estava iniciando meu desenvolvimento técnico com esse instrumento, por necessidade de um bombardinista na banda do km 7 onde ele era o mestre, ele me mudou para estudar bombardino.
Pouco tempo depois, comecei estudar trombone de vara, e a ter minhas primeiras "noções de harmonia”, usando como instrumento didático, um violão para fazer soar os acordes e facilitar na analise dos encadeamentos.
Lembro-me que com poucos meses de estudo o mestre Elton já me mandou auxiliar no ensino dos outros aprendizes que estavam iniciando. Tentei argumentar que não sabia nada, mas ele determinou: Fiz o que pude, para os alunos se desenvolverem e mostrei pra ele. Acreditem: ele me elogiou e ficou impressionado com o resultado do trabalho e daí então: nunca mais quis me largar como seu contra mestre e regente auxiliar.
  • Sempre disse uma frase, a meu respeito: - Você é muito curioso!
O maestro sempre foi um mestre sério e disciplinador, que não admite aluno faltoso ou preguiçoso. Lembro-me que, ainda inexperiente, queria aprender orquestração. Então comecei a "orquestrar" por conta própria meus exercícios de harmonia e os levei para serem apreciados.
  • - Você está invertendo as coisas... Estude o seu instrumento.
Eu comprei o livro do Korsakov e fui estudar só. Sempre fui um aluno rebelde, mas nunca deselegante. Até hoje levo os meus trabalhos sem nenhum receio pra ele ver. E ele vê tudo com atenção.
  • Ele é um mestre essencialmente prático. Suas aulas são práticas. Exigem do aluno trabalho e dedicação. Tem um método próprio de ensino, seu material didático é prático, objetiva e visa fazer com que o aluno toque e escreva.
Maestro Elton é um homem de banda, filho de mestre de banda, e portanto, desde a infância é seguidor da estética e da didática desta formação. Um legitimo representante desta tradicional escola de música brasileira.
Suas "dicas" são determinantes. Uma vez, vendo a dificuldade dos alunos em sincronizar uma leitura de uma peça em compasso 9/8, mudou a maneira de ensinar.
  • - Vamos fazer de conta que estamos lendo em um compasso 3/4.
Foi uma revolução. Abriu a mente de todo mundo. E logo, todos estavam tocando no compasso 9/8.
Embora hoje a nossa vida profissional tenha nos distanciado um pouco, não esqueco que foi por intermédio dos conhecimentos e da experincia deste mestre, filho de Curaça na Bahia, que a música entrou na minha vida. Devo muito ao Tenente Maestro Elton, o mestre que me "revelou".
  • Seu temperamento forte ofusca sua generosidade.
Maestro Elton! Meus agradecimentos... Durante esse tempo todo, de minha trajetoria profissional, é possivel enxergar em meus passos os reflexos de seus ensinamentos repassados de uma forma simples e consistente.
  • É dificil colocar em palavras o que, talvez, não caiba em apenas palavras.

Ao lado do Primo Maestro Fred Dantas

  • JOSÉ ELTON OLIVEIRA (músico, compositor, regente, arranjador e mestre de banda), é natural de Barrao Vermelho de Curaçá - BA (região de Juazeiro). Iniciou suas atividades musicais ainda criança na banda filarmônica 15 de Março dirigida pelo pai o Maestro Filemon Gonçalves. Na final da década de 50 do século passado atuo como músico trombonista em varias orquestras de radio e salão no estado de São Paulo.
  • Radicou-se no estado do Piauí no inicio dos anos 70, incluindo na Banda de Música da Policia Militar como músico, e onde ainda atuor como regente, compositor e arranjador, encerrando suas atividades naquela instituição em 1996 como oficial da reserva daquela corporação militar.
  • Atualmente concentra suas atividades musicais como mestre de banda do Projeto Bandas Escolas da Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC), onde dirije desde 1988 a Banda-Escola Infanto Juvenil Maestro Pixinguinha.

2 comentários:

  1. O Mestre Elton me forneceu o início de tudo, a régua, o compasso e o estado de espírito da profissão. Herdei esse mesmo legado de ensinar, tocar, compor, falar sobre música, pesquisar e arranjar. E a escola continua com outros que nos seguem se dedicando na valorização da banda de música dentro do contexto das artes.

    Mto. Rocha Sousa

    ResponderExcluir