quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Rapsódia Sertaneja - Para Banda de Música

  • Neste trabalho, segui as pegadas deixadas por muitos pesquisadores e compositores brasileiros que através de suas obras deram uma grande contribuição para as futuras gerações com valiosíssimos trabalhos de pesquisa que resgatam e dignificam a música folclórica nacional, como, Mario de Andrade, Villa Lobos, Guerra Peixe, Reginaldo Carvalho, Emmanuel Coêlho, entre outros.

A forma de arranjo utilizada é bastante comum entre os compositores eruditos que utilizam temas populares ou folclóricos e os apresentam com "roupagem" erudita. Esta prática teve grande expressão no "nacionalismo", movimento típico do final do período romântico e do modernismo.

  • Não poderia deixar de registrar a forte influência dos compositores nordestinos: Cussy de Almeida, Clóvis Pereira, Jarbas Maciel, Duda, Antônio Nóbrega, Antônio José Madureira, Marlos Nobre, Dimas Sédicias e José Tavares de Amorim, que fizeram escola na forma e no trato que deram a música folclórica nordestina.

SOBRE A OBRA:

“RAPSÓDIA SERTANEJA” para banda de música, é uma obra original e inédita com arranjo do maestro Rocha Sousa que se utiliza de motivos e melodias do folclore piauiense, e os apresentam com uma linguagem erudita. Os temas utilizados foram originalmente pesquisadas pelos maestros Reginaldo Carvalho, Emmanuel Coelho Maciel e pelo próprio autor.

DESENVOLVIMENTO DA OBRA:

1. Abôio (Introdução) - abertura utilizando motivos modais de abôios (aboios - melodias modais que os vaqueiros utilizam para conduzir a boiada);

2. Música de Chegada – é a primeira música que se canta dando inicio à apresentação do reisado (melodia extraida do livro "Cantares Piauiense" (com melodias do folclore piauiense), de autoria do maestro Reginaldo Carvalho.

3. Cavalo Piancó – melodia folclorica acompanhado de uma dança vivenciada por velhos que fazem de conta estar montando cavalos mancos. É oriunda da cidade de Amarante-Piauí, e foi pesquisa pelo maestro Emmanuel Coêlho (cavalo piancó quer dizer cavalo manco ou coxo).

4. Abôio - a idéia é combinar diversos aboios de forma aleatória em contraponto modal como passagem modulante. (O Vaqueiro, figura marcante no sertão piauiense é um destemido na condução da boiada com seus aboios lamentosos a ecoar pela vastidão dos campos que usa para dominar o boi).

5. Boi do Piauí – melodia folclorica cantada em todo o Brasil desde o periodo colonial brasileiro em que o Piauí abrigava as grandes fazendas de gado. O Bumba-meu-boi é a representação popular mais importante do Piauí. (A pesquisa folclórica é do maestro Emmanuel Coelho).

6. A Lênda do Cabeça de Cuia – esta é uma das melodias com maior identidade popular com a folclórica lenda do Cabeça de Cuia. Aconteceu com a mesma um fenômeno raro, que é chegar a ser confundida como música folclorica. Mas tem uma autoria definida e está catalogada e registrada em varias gravações como de autoria do maestro Pedro Silva.

7. Cantiga de Cego na Feira - melodia modal folclórico muito comum no repertório das bandas de pifanos nordestinas. A mesma foi coletada por mim na cidade de União - Pi, mas tenho convicção que esta presente em todo o sertão nordestino.

8. Ave Maria Sertaneja – melodia do repertório folclórico-religioso piauiense coletada por mim no municipio de José de Freitas - Pi. Esta ladainha é cantada nos terços e procissões dos sertanejos que imploram a nossa senhora nos longos periodos de estiagem sertaneja por chuva
no sertão.

LINKS PARA O AUDIO:

Rapisódia Sertaneja [Bda Sinf 16 de Agosto] Rocha Sousa.mp3

LINKS PARA PARTITURAS EM PDF:

http://www.4shared.com/document/Mf1K1kwS/Rapsdia_Sertaneja_Rocha_Sousa.html

2 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER COMO SURGIU E KUANDO!!ESSE SITE NAUM ESPECIFICA TUDO....

    ResponderExcluir
  2. boa noite!
    fico feliz em encontra piauiense como vc, gostaria de saber onde encontro cd, dvd com a musica do cabeça de cuia de Pedro Silva, sucesso!!!Joselma

    ResponderExcluir