quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Banda Sinfônica 16 de Agosto de Teresina

Banda Sinfônica 16 de Agosto

  • Criada em 11 de setembro de 1968 na administração do prefeito Jofre do Rêgo Castelo Branco, com um efetivo de 17 músicos. A banda teve como seu primeiro regente o mestre de banda e militar aposentado da PMPI, o Sr. Jorge Tavares da Silva.
É uma corporação musical por onde já passaram grandes músicos e mestres que prestaram seus serviços contribuindo para o engrandecimento desta briosa banda de música, dentre eles os mestres: Jorge Tavares, seu fundador; Luis Santos, que a conduziu em momentos de glória em festivais nacionais; e João Aguiar Costa mais recentemente. Em sua primeira formação era composta por músicos aposentados da PMPI.
  • Representou o Estado do Piauí em 1977 no Concurso Nacional de Bandas de Música na cidade do Rio de Janeiro organizado pele Rede Globo de Televisão e a FUNARTE. Na oportunidade a era conduzida pelo maestro Luiz Santos. Em 1978 representou novamente o Piauí na cidade de Belém (Pa) em outro festival organizado pele FUNARTE.

Banda 16 de Agosto (foto 1987)
  • Em 2008, ao completar 40 anos de existência, sob a administração municipal do Prefeito Silvio Mendes, do Professor José Reis Pereira na FCMC, direção musical do maestro Antônio Marmos Linhares e coordenação do maestro Rocha Sousa, a banda atinge uma das suas maiores conquistas, ganhando novos instrumentos e novos conceitos de organização. Com a aquisição dos novos instrumentos, a banda passa a ter uma instrumentação de banda sinfônica, estando os naipes das madeiras, dos metais e da percussão representados na sua integridade, totalizando 63 músicos.


13 comentários:

  1. Maestro Rocha Sousa...
    Nem tudo pode ser conforme queremos. É preciso saber esperar. Paciência também é conquista, fruto de disciplina, demonstra maturidade e sabedoria. Ninguém constroi um edifício sem antes fazer o projeto, preparar o terreno e executar as fundações. Nosso pensamento é fôrça viva e atuante. O que hoje Vocêmentalizamos, amanhã, com certesa .acontecerá. Maestro, você é um pesquisador, um estudioso da nossa cultura musical, da nossa arte como um todo. Nós músicos, temos muito a te agradecer pelo seu trabalho de pesquisa e estudiosa que é de tudo que acontece com a arte musical. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Digníssimo Maestro, vc parece um homem inteligente, mas parece que sua vaidade é maior que sua inteligencia, e essa vaidade vai destruir seu histórico,vc esta na contramão do maior movimento musical da historia do nosso estado, seja coerente pois a historia é um trator que não encherga quem a ignora. não seja o Collor da musica do Piauí.

    ResponderExcluir
  3. Maestro Rocha, Mais uma vez quero parabenizá-lo pelo trabalho incansável na divulgação da música piauiense e, em especial, das nossas Bandas / Orquestras. Abraços. Laura Macedo.

    ResponderExcluir
  4. Alguem ai conhece o Raniere que toca sax tenor na Banda 16 de Agosto??? Pois faz 18 anos que nao temos contato, pois sou saxofonista tambem e hoje moro em Sao Paulo e perdemos contato. Alguem podendo me ajudar, agradeço de coração!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. olá o pessoal da BANDA PIMENTA LATINA. o raniere trabalha no palacio da musica de segunda a sexta o telefone de la é (86)32157848

    ResponderExcluir
  6. Ao Anônimo Sep 29, 2011 06:14 AM

    http://maestrorochasousa.blogspot.com/2011/09/dificil-e-necessaria-auto-critica.html

    ResponderExcluir
  7. Estimo muito o trabalho da Banda Sinfônica de Teresina na pessoa de seu maestro Linhares e seus músicos. Parabéns a música piauiense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maestro Rocha Sousa, sabemos que vc é realmente um admirador da Banda Sinfônica de Teresina 16 de Agosto,e também eu, mais do que ninguém, sei o quanto vc foi importante para que tudo isso se tornasse realidade. Eu e os músicos que dela fazem parte somos gratos por tudo. Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Maestro Rocha Sousa, percebe-se o quanto o senhor gosta da Banda 16 de Agosto, pelo simples fato de ao invés de comprar instrumentos descentes pra a banda, comprar instrumentos de quinta categoria para uma "BANDA SINFÕNICA" supostamente profissional, e gastar boa parte da verba de instrumentos novos da 16 de agosto com instrumentos pra bandinhas infanto-juvenis da Monsenhor Chaves, e contratando músicos que não sabem nem ler partitura, só na camaradagem, se a banda 16 de agosto está quase destruída hoje em dia, você também teve sua parcela de culpa. Nossa música está em boas mãos não acha? :(
      O Que você tem a dizer?

      Excluir
  8. olá maestro sou musico e aprecio muito o seu trabalho como musico. pessolhe que me informe onde eu consigo o arranjo para banda da valsa momentos felizes. ficarei muito grato por me responder.

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe o sobrenome do Vitorino um dos integrantes da banda 16 de agosto, ele é meu padrinho e quando eu o ví pela ultima vez eu ainda morava em Teresina e eu ainda era uma criança, e hj tenho curiosidade em reencontra-lo. Se alguém tiver algum contato dele por favor pode me manda na minha página do face JACK Maquiagens E Penteados, agradeço desde já pela atenção !!!

    ResponderExcluir
  10. Sou filho de tenente Francisco Ângelo que foi da banda 16 de agosto e participou do concurso apresentado pela rede Globo em 1977 e gostaria de saber a data certa pra min conseguir imagens desta apresentação sei também que o maestro Aurélio neste tempo era músico e também participou me ajudem por favor meu zaap é 88038159

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOBRE o 1º CAMPEONATO NACIONAL DE BANDAS, promovido pelo M.E.C. – FUNARTE – I.N.M – Rede Globo em 1977.

      Foi realizado no ano de 1977 na cidade do Rio de Janeiro o 1º CAMPEONATO NACIONAL DE BANDAS, promovido pelo M.E.C. – FUNARTE – I.N.M – Rede Globo. O acesso a esse torneio se dava através do Campeonato de Filarmônicas do Interior organizado pelo Governo do Estado.

      As bandas representantes dos Estados de São Paulo e Pernambuco disputaram o primeiro lugar do 1º Campeonato Nacional de Bandas, promovido pelo Instituto Nacional de Música da FUNARTE, depois de empatarem na fase final da competição, que também reuniu as bandas da Bahia (3º lugar) e Minas Gerais (4º lugar) [...] As finalistas são a Banda XV de Novembro Cabense, do município de Cabo em Pernambuco. A corporação Musical Francisco Paulo Russo de Araras, é a representante de São Paulo, além da Sociedade Filarmônica 25 de Março, de Feira de Santana e a Banda Filarmônica Visconde do Rio Branco de Minas Gerais.

      O referido torneio teve a participação da Banda 16 de Agosto de Teresina representando o Estado do Piauí e no certame que teve diversas fases, foi até a semifinal, quando concorreu com a banda de música Sociedade Filarmônica 25 de Março de Feira de Santana – BA, e saiu da competição e a banda 25 de Março ganhou a vaga para a final ficando em 3º lugar geral na competição.

      Na terceira etapa da fase semifinal as duas concorrentes foram as representando Piauí – Banda de música 16 de Agosto de Teresina -, a da Bahia – Banda da Sociedade Filarmônica 25 de Março de Feira de Santana. A banda do Piauí foi fundada em 1968 e seu nome é a data de aniversário da capital. Contou com 27 componentes, dos quais 13 remanescentes da época de sua criação. Foi regida pelo maestro Luiz Santos. Já a Filarmônica feirense é uma das mais antigas que existem na Bahia, fundada em 25 de Março de 1868. Integrada por 40 componentes foi regida pelo maestro Claudemiro Daltro Barreto.

      A premiação do campeonato ocorreu na cidade de Brasília, em 1977, no auditório Presidente Médici, onde cada banda apresentou-se para o grande publico presente e dentre esses, a presença ilustre do Presidente da Republica o General Ernesto Geisel, e outras diversas autoridades.

      Além do troféu as finalistas foram incluídas no LP da Som Livre “1º Campeonato Nacional de Bandas: Gravação ao Vivo no Teatro Globo”. No repertório a Corporação Musical Francisco Paulo Russo executa os Dobrados Hei de Vencer e Newton com a Regência de Alfredo Alexandre Pellegata, a Banda XV de Novembro Cabense interpreta o arranjo de Duda da música Carapeba e o Frevo Último de Dia sob a regência de Agricio Braz dos Santos, a SF25M o Dobrado Allah de autoria de Estevam Moura e a marcha Eliana Meireles de Tertuliano Santos com Claudemiro Daltro Barreto na regência e a Banda Filarmônica Visconde do Rio Branco o dobrado O Guarany e o maxixe Chuá-Chuá com a condução do maestro Francisco Peron.

      Excluir