terça-feira, 16 de junho de 2009

Maestro Emmanuel Coêlho Maciel

Maestro Emmanuel Coêlho Maciel
  • O maestro, professor, compositor e pesquisador Emmanuel Coêlho Maciel, radicado na cidade de Teresina desde de 1978, é autor de importantíssimos trabalhos de pesquisas no campo da nossa música folclórica, além de ter organizado inúmeros corais e uma metodologia de ensino coletivo para orquestra de cordas. Por aqui também montou a orquestra de câmera de Teresina, com recursos da Prefeitura de Teresina e que possibilitou posteriormente a cidade vim a ter sua orquestra sinfônica.

Maestro Emmanuel regendo a Orquestra de Cordas de Teresina - 1998

Como professor da UFPI, foi quem teve a iniciativa pioneira no estado do Piauí de propor, a partir de 1981, que a entidade organizasse uma camerata a fim de executar o que há de mais importante em nossa arte musical.

Em 1998, o maestro Emmanuel Coêlho Maciel através da então, Fundação Jet, nos mostrou o que o Piauí não conhecia, quando resgatou através de pesquisa musicológica o repertório de valsas do músico compositor piauiense Posidônio de Queiroz da cidade de Oeiras-Pi, que apesar da riqueza de suas obras até então não tinha um registro musicográfico em partituras editadas ou através de gravações em áudio.
  • O trabalho desenvolvido pelo maestro Emmanuel nos levou a perceber que o estado do Piauí ainda é pouco explorado no campo da musicologia e que ainda tem muito da nossa cultura musical precisando ser pesquisada e resgatada.
Apresentação do Coral dos Vaqueiros da Cidade de União-Pi, sob a regência do maestro Emmanuel Coêlho.


Apresentação da Orquestra de Câmara da Cidade de Teresina-Pi, sob a regência do maestro Emmanuel Coêlho Maciel em concerto realizado no ano de 2000 no Teatro 04 de Setembro em Teresina.

  • Emmanuel Coêlho Maciel ganhou três prêmios nacionais de composição, pelo Instituto Nacional de Música/Fundação Nacional de Arte, com as obras "Os sapos" (1981), "Ema-Seriema" (1982) e "Módulos" (1983). Compôs, entre outras, as obras "Quarteto para Flautas Transversais", "Estudo Fugato" e "Quase Andante". Possui diversos trabalhos inéditos, como "Peça Orquestra"(1983), "Reis Pastorinhas" (1990) e "Cadernos de Solfejo Modais e Tonais" (1990). O compositor destaca ainda a "Sonata Duo" (1964), "Musik'A2" (1986), "Aknathon" (1967) e "Dança e Langoroso" (1963).

3 comentários:

  1. Parabéns.Sempre.
    Mavie.

    ResponderExcluir
  2. A obra de um grande mestre podem até ser esquecida ou ocultada por alguns, mas na gradeza de suas dimensões haverá sempre de existir bem guardada uma assinatura de seu autor que possibilitará sua identificação em qualquer tempo e lugar por qualquer um que busque a verdade.

    ResponderExcluir
  3. Um grande mestre, pesquisador, estudioso e amante da música...

    ResponderExcluir