quarta-feira, 2 de junho de 2010

Heavy Metal Made In Piauí


  • A história do rock heavy metal piauiense se confunde com a saga destes rapazes de Teresina. João Filho, Thyrso, Pincel e Kinha montaram o VÊNUS em 1982. Os pioneiros do VÊNUS, sem sombra de dúvida, conseguiram realizar um grande feito ao lançar um LP do grupo em 1986. Hoje este disco com sua capa primitiva, som ruim, mas com um bom metal oitentista que mais parece uma demo prensada em vinil, é um raríssimo item de colecionador e ocupa lugar de destaque na história do metal brasileiro.
No início tocavam apenas covers, mas logo começaram a compor material próprio e se apresentar ao vivo. O festival “Setembro Rock” realizado em Teresina no ano de 1984, foi a primeira grande apresentação da banda, que tocou naquele evento para um público de 2000 pessoas. No mesmo ano, o guitarrista Ico Almendra se juntou a banda. No ano seguinte gravam a primeira demo com seis faixas, mas procuravam por um vocalista mais agressivo (até então o guitarrista Thyrso cantava) e encontraram: Kleber (ex WAGARK).

  • As gravações do primeiro álbum começaram em 1986, porém, o novo vocalista deixaria a banda antes do fim dos trabalhos, tendo Thyrso que voltar a cantar. Mais tarde seria a vez de João Filho assumir os microfones. Com ele a banda viajaria ainda em 1986 para São Paulo a fim de promover o álbum e por lá fizeram dois shows, os quais inclusive, foram filmados oficialmente!
Neste mesmo ano, tocaram novamente no Festival “Setembro Rock” ao lado de nomes como A CHAVE DO SOL, MEGAHERTZ entre outros. O Vênus encerraria suas atividades ainda no final de 1986. Mais tarde, Thyrso e Ico Almendra fariam parte do Line-up do AVALON e posteriormente Thyrso integraria o SCUD…

  • LINE-UP: João Filho - Vocals / Thyrso - Guitars, VocalsIco Almendra - Guitars / Pincel - Bass / Kinha - Drums
Fonte: Metaleros.de

4 comentários:

  1. pôr!!! maestro, cê foi fundo, velho!! tenho este disco. aliás, tinha, acho que emprestei!! mas guardava com todo zelo justamente pela coragem destes caras!! cara, a música "babão". se fosse hoje . . .

    ResponderExcluir
  2. So um pequeno detalhe a ser corrigido. Kleber Filho nao era ex Wagark. Era o vocalista atual do Wagark e foi convidado a participar do Venus!

    ResponderExcluir
  3. tenho esse disco do vénus até hoje

    ResponderExcluir