quarta-feira, 2 de junho de 2010

Música Piauiense: Marcos Históricos


  • Existem muitas formas de olharmos para a história da música piauiense. É possível observarmos as trajetórias e produções de seus artistas, músicos, compositores, cantores, arranjadores, produtores culturais, em diversos momentos da nossa história. Este viés nos leva a uma análise micro-social e nos mergulha em uma diversidade riquíssima. O ângulo macro-social, por outro lado, permite perceber eventos que aparecem como marcadores, é como se fossem âncoras que nos levam a momentos que catalisam pensamentos, tendências, sonhos e se traduzem em unidade.
A criação da Banda Lira dos Educandos Artificies em 1848 na cidade de Oeiras-Pi certamente é um fato que figura em nossa história que constitue um marco na história da nossa música, assim como outros fatos que merecem nossa atenção.
  • Banda de Música Lira dos Educandos Artífices - foi criada em 1848 na cidade Oeiras-Pi quando a mesma ainda era capital da então Província do Piauí. Com a mudança da capital para a cidade de Teresina em 1852, a banda foi transferida também junto com outros orgãos do governo para a nova capital, permanecendo presente na vida cotidiana e social da nova capital até ser extinta em 1873.
A criação da Banda de Mda Policia Militar do Estado do Piauí em 1875 é outro grande marco na história da música piauiense que merece destaque em nossa analise.
  • Banda da PMPI a mais antiga banda de música em atividade no estado do Piauí, criada em 17/07/1875, completando 135 anos de existencia em 2010.

Dentro desta mesma linha temos ainda que destacar a criação da Banda do 25º BC em 1918 e a criação do coral da igreja Nossa Senhora do Amparo em 1940.

Mais recentemente já na década de 70 do sec. XX, temos o surgimento de um importante marco na história da música piauiense, que é a criação da Universidade Federal do Piauí- UFPI e seu Departamento de Arte - DEA, o único pólo acadêmico de ensino musical até hoje existente no estado do Piauí.
  • A história acadêmica do ensino da música no estado do Piauí tem um de seus principais marcos fundantes no início da década de 1970. É a partir das atividades promovidas pelo Projeto Piauí e com a decisiva atuação de professores de renome nacional que atenderam ao convite do Governador Alberto Silva – como: Reginaldo Carvalho, Emílio Terraza, Carlos Galvão e Emmanuel Coelho – é que surgiram as Licenciaturas Curtas na área de Arte e, posteriormente, em 1977, nasceu a Licenciatura Plena em Educação Artística, na UFPI.
A implantação da Banda da Escola Técnica Federal do Piauí em 1971 pelo maestro Luiz Santos revoluciou o ensino musical para a juventude e é considerado em minha opinião um marco em nossa história vindo posteriomente servir de modelo para implantação de outros projetos de ensino musical para os jovens em nossa cidade.
Outor marco que merece especial destaque foi a criação da Escola de Música de Teresina em 1978 pelo maestro Reginaldo Carvalho e outro mestres que deixaram sua contribuição para o crescimento da música em nosso estado.
Não poderia deixar de citar aqui o um projeto criado em 1988 e que me fez ser músico, pesquisador e mestre de banda o Projeto Bandas-Escolas da Prefeitura de Teresina - PMT criado em 1988 e que chega em 2010 como o maior centro formador de músicos de sopro e percussão da nossa região.
Em 1993 surge outro marco importante da nossa história musical a criação da Orquestra de Camara de Teresina liderada por um grande idealista o maestro Emanuel Coêlho Maciel que a parti de então nos possibilitou vim a ter a uma Orquestra Sinfônica em nossa capital.
Em 2002 novamente o ensino musical se destaca com a criação da Escola de Música Adalgisa Paiva - EMAP/UFPI, que revolucionou e revoluciona com sua proposta pedagógica voltada para o ensino da música popular sob orientação do maestro Luizão Paiva.
E por último destacamos a criação da Banda Sinfônica 16 de Agosto em 2008 na cidade de Teresina.
  • Pode ser que alguns estudiosos não concordem mas em minha opinião esse são alguns dos fatos que considero marcos históricos importante dentro de uma analise ligeira sobre a história da música em terras piauienses.

2 comentários:

  1. Em 1999 surgiu o Projeto Música Para Todos, que trabalha a musicalização de pessoas de todas as idades em Teresina e atrai pessoas de municípios próximos como Altos e José de Freitas e de cidades maranhenses como Caxias, Timon, Pedreiras e outras. Acredito que pelo trabalho pioneiro e ousado, e que hoje é reconhecido nacionalmente, essa instituição também mereça estar no hall de grandes marcos como os que o senhor já descreveu!

    ResponderExcluir
  2. Nossa opinião leva em conta as experiências que tivemos, aquilo que pesquisamos e o que pensamos sobre a música.

    Mas não somos infalivel.

    O debate fica aberto.

    ResponderExcluir