domingo, 27 de junho de 2010

Maestro Eraldo Lopes

  • Maestro Eraldo Lopes dos Santos é um dos principais nomes da música instrumental de sopro piauiense. Sucessor do Maestro Luiz Santos na antiga Banda da Escola Técnica Federal é hoje responsavel juntamente com a maestrina Iara Marques pelas as atividades desenvolvida no antigo Cefet-Pi e hoje IFPI.

Desde muito jovem ainda adolescente no inicio da década de 70 do sec. XX, o maestro Eraldo já mantinha uma forte ligação com o IFPI (antiga Escola Técnica Federal do Piauí - ETEFPI), como estudante do curso técnico e também como aluno de música da banda daquela instituição de ensino.

Em sua carreira musical registramos sua passagem pelo Exercito Brasileiro como cabo-músico trompetista da Banda do 25º Batalhão de Caçadores localizado na cidade de Teresina-Pi, bem como por diversos grupos musicais sempre na cidade de Teresina e região.

Formou-se em Educação Artistica com habilitação em música na UFPI no inicio da década de 80 do sec. XX, e seguiu os passos do mestre ao se incorporar por concurso ao quadro de professores da então ETEFPI vindo em pouco tempo assumir a regência da banda com a aposentadoria do Profesor e Maestro Luiz Santos.

  • O Maestro Eraldo, é um mestre que tem se preocupado e contribuido muito para o desenvolvimento técnico musical piauiense, seja ministrando aulas, tocando, regendo ou fazendo intercâmbios com outros centros musicais.

É um mestre que está sempre disposto a dar sua colaboração como já o fez dirigindo instiuições como a Ordem dos Músicos do Brasil (Piauí), e atualmente faz sendo membro da Federação de Bandas do Estado do Piauí - FEBEPI.

  • Banda do Cefet-Pi sob a regência do maestro Eraldo Lopes participando do Festival de Bandas de Teresina em 2009


2 comentários:

  1. Parabéns ao professor Eraldo!!!
    Hildnilse Carneiro

    ResponderExcluir
  2. Eraldo Lopes, Edmilson e família parabeniza-lo pelo grande exemplo de pessoa que é você. Felicidades e um grande abraço!!!

    ResponderExcluir